RAID

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
Introdução
RAID (Redundant Array of Independent Disks) é uma técnica de combinação de vários discos rígidos para formar uma unidade lógica de armazenamento de dados, assim o sistema os enxergacomo uma única unidade de armazenamento. Isso possibilita a prevenção de dados contra danos em um HD, pois podem ser replicados em outra unidade, assim como aumentar a capacidade de armazenamento, avelocidade de acesso aos dados e maior tolerância a falhas, por um custo menor que um dispositivo de armazenamento mais sofisticado. Para a aplicação dessa técnica é necessário, no mínimo, dois discosrígidos e definir um nível de RAID, cada nível tem sua particularidade, permitindo atender as mais variadas necessidades.
Desenvolvimento
Sabendo que RAID é um arranjo de discos rígidos, vamos entendero que são esses discos. Um Hard Disk é o dispositivo de armazenamento permanente de dados mais utilizado nos computadores. É formado por uma placa lógica, que contém o chip controlador e o chip debuffer. Mais internamente ao disco é localizado os discos, junto com o eixo, braço e atuador. A ordenação dos dados é feita por um esquema conhecido como geometria dos discos. Nele, o disco é divididoem cilindros, trilhas e setores. As trilhas são círculos que começam no centro do disco e vão até a sua borda, como se estivessem um dentro do outro e são numeradas da borda para o centro. Cada trilhaé dividida em trechos chamados de setores, cada setor possui uma capacidade determinada de armazenamento de geralmente, 512 bytes.
Além dessa organização, há também a organização por particionamento,que é a divisão do disco rígido dos computadores em espaços que permitam melhor organização dos arquivos que ali serão gravados. Ou seja uma partição é um bloco lógico de espaço definido e alocado apartir do disco inteiro. Já a concatenação é a unção de dois ou mais HDs para formar um único Disco Rígido de maior capacidade.
Voltando aos níveis de RAID, temos o nível 0 onde os dados são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raid
  • RAID
  • Raid
  • RAID
  • RAID
  • RAID
  • RAID
  • Raid

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!