RAID

Páginas: 7 (1588 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
1. O que é RAID?

RAID significa Redundant Array of Independent Disks. Traduzindo para o português, significa Matriz Redundante de Discos Independentes. Apesar do nome ser complicado, o conceito é bem simples: fazer com que vários discos rígidos trabalhem como se fossem um só.

2. História

Essa tecnologia surgiu quando uma equipe de pesquisadores da Universidade de Berkeley na Califórniadesenvolveram um estudo definindo o RAID e os seus níveis (inicialmente 5). O RAID foi proposto em 1988 por David A. Patterson, Garth A. Gibson e Randy H. Katz na publicação.

3. Características

O RAID surgiu como um método de substituir um único disco grande e muitíssimo caro na época por vários menores e com custo muito mais baixo. O principio básico envolvido nessa tecnologia é uma teoriamuito simples: através da combinação de uma matriz formada por discos "pequenos", um administrador poderá gravar dados com redundância para prover tolerância à falhas em um sistema ou dividi-los para aumentar a performance. Define um conjunto de métodos e protocolos que garantem a integridade e performance de acesso a dados armazenados em sistemas de armazenamento.

De uma forma genérica, oRAID replica a informação em dois ou mais discos, permitindo dessa forma que em caso de falha de um ou mais discos do conjunto, a informação possa ser recuperada e disponibilizada.

4. Tipos de RAID

Existem basicamente dois tipos de RAID, baseado em software ou em hardware.

RAID por Software: A grande vantagem do RAID por software é seu custo: nenhuma placa adicional ou mesmo componenteonboard faz parte dos seus requisitos. Na verdade, a única necessidade é ter um sistema operacional que dê suporte a essa tecnologia como o Windows 2000, Windows 2003 Server ou até mesmo um Windows XP ou Linux.

RAID por Hardware: RAID por hardware é sem dúvida a maneira mais eficiente de implementar matrizes de discos rígidos e qualquer sistema operacional pode reconhecer uma matriz desse tipo, comose fosse um HD simples.

Nesse trabalho estaremos descrevendo o RAID baseado em hardware que é o mais difundido e que não depende de nenhum sistema operacional para ter um desempenho satisfatório.

5. Níveis de RAID

O RAID pode trabalhar de varias maneiras distintas cada uma com funções diferentes. Essas “maneiras” que o RAID trabalha são conhecidas como Níveis de RAID.
5.1. RAID Nível 0Esse nível também é conhecido como “Striping” ou “Fracionamento”.
No RAID 0 os dados do são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os diversos discos disponíveis, o que proporciona alta performance na gravação e leitura de informações, porém não oferece redundância, ou seja, não é tolerante a falhas. O aumento da performance no RAID 0 é obtido porque se vários dados fossemgravados em um único disco esse processo aconteceria de forma “Sequencial” já nesse nível os dados são distribuídos entre os discos ao mesmo tempo.
O RAID 0 pode ser usado para estações de alta performance (CAD, tratamento de imagens e vídeos), porém não é indicado para sistemas de missão-crítica.
5.2. RAID Nível 0+1
O RAID 0+1 é uma combinação dos níveis 0 (striping) e 1 (mirroring). No RAID 0+1 osdados são divididos entre os discos e duplicados para os demais discos. Assim temos uma combinação da performance do RAID 0 com a tolerância à falhas do RAID 1. Para a implantação do RAID 0+1 são necessários no mínimo 4 discos o que torna o sistema um pouco caro.
Ao contrario do que muitos pensam, o RAID 0+1 não é o mesmo do RAID 10. Quando um disco falha em RAID 0+1 o sistema se tornabasicamente um RAID 0.
O RAID 0+1 pode ser utilizado em estações que necessitam de alta performance com redundância como aplicações CAD e edição de vídeo e áudio.
5.3. RAID Nível 1
O nível 1 também é conhecido como "Mirror", “Duplexing” ou “Espelhamento”.
No RAID 1 os dados do são gravados em 2 ou mais discos ao mesmo tempo, oferecendo portanto redundância dos dados e fácil recuperação, com proteção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raid
  • RAID
  • Raid
  • RAID
  • RAID
  • RAID
  • RAID
  • Raid

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!