RAID

Páginas: 6 (1459 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
História do RAID
O RAID (Redundant Array of Independent Disks) foi criado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1987, pelos cientistas Patterson, Gibson e Katz.
O conceito inicial tinha objetivo na combinação de discos rígidos pequenos e económicos num único segmento (Array). Com a crescente evolução das tecnologias da informação surgiu a necessidadede de armazenamento de grandes quantidades de dados num formato sempre disponível num meio seguro, fiável e rápido.
Os discos duros surgiram como solução para estes requisitos. Todavia, um único disco rígido era incapaz de responder, por si só, às necessidades impostas.Portanto foi necessária uma tecnologia que combinasse a utilização conjunta de váriosdiscos rígidos que trabalhassem simultaneamente para atingir um objetivo em comum, tornando o seu resultado final superior à soma das suas partes.Esta necessidade originou a tecnologia RAID, que combina a capacidade de vários discos rígidos se unirem num segmento de armazenamento comum, com a introdução do aumento da fiabilidade e da performance das transferências dedados.
O que é RAID:
Conhecido como RAID, “Redundant Array of Independent Disks” ou Conjunto Redundantede Discos Independentes. RAID é um mecanismo desenvolvido pela IBM em 1978 com o intuito de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um computador, combinado vários HDs(Discos Rígidos) para trabalhar como uma única unidade lógica.
Existem muitos tipos de RAID, cada qual com características próprias.
Hardware RAID
O RAID por hardware é a melhor maneira de implementarmatrizes de discos rígidos e qualquer sistema operacional pode reconhecer uma matriz desse tipo, como se fosse um HD comum.
Software RAID
RAID baseado em software não é muito utilizado atualmente, apesar de ser menos custoso, é mais lento, sua configuração é complexa e depende do sistema operacional para ter um desempenho satisfatório. Este tipo ainda fica dependente do poder de processamentodo computador em que é utilizado.
Tipos de RAID:
RAID 0:
Também conhecido por divisão de dados, o RAID 0 tem o objetivo de melhorar o desempenho. Ao Utilizar o RAID 0, os dados são divididos entre os Discos, salvando cada pedaço em um disco diferente(Figura1), sendo assim mais ágil, pois a leitura e gravação são distribuídas. Quanto mais discos houver mais desempenho terá.
Vantagens:
- AsInformações são acessadas rapidamente, “até 50% mais rápido”.
- Baixo Custo para expansão de memória.
Desvantagens:
- Caso alguma divisão apresente falhas, causará perda de informações, pois, algum arquivo foi corrompido.

Figura 1 - Fonte: http://img.ibxk.com.br/materias/2367/5499.png
RAID 1:
Tem o objetivo de garantir a integridade dos dados, fazendo um espelhamento, ou seja , a cópia dosarquivos em outro disco(backup) garantindo a integridade dos dados(figura 2).No entanto, o desempenho é um pouco prejudicado pelo armazenamento das informações em vários discos.
Vantagens:
- Em caso de falha em um dos discos, basta apenas recuperar os arquivos contidos no outro disco.
- Segurança de dados.
Desvantagens:
- Custo alto.
- Aumenta o tempo de escrita, prejudicando o desempenho.Figura 2 - Fonte: http://img.ibxk.com.br/materias/2367/5500.png
RAID 2:
O RAID 2, tem o objetivo de detectar possíveis falhas em discos rígidos, mas armazena informação ECC (“error correcting code”), que é a informação de controle de erros,(figura 3). Atualmente o RAID 2 não são muito usados pois, os discos rígidos novos já saem das fábricas com mecanismos que detectam as falhas.
Vantagem:
-Usa ECC.
Desvantagem:
- Hoje no mercado já existem tecnologias melhores para o mesmo fim.

Figura 3 – Fonte: http://www.apachefrance.com/Articles/3/imprime/
RAID 3:
O RAID 3 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. (EX: Num sistema com 3 HDs, o 2 primeiros servirão para armazenar dados, enquanto o último armazenará os códigos de paridade (controle de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raid
  • RAID
  • Raid
  • RAID
  • RAID
  • RAID
  • RAID
  • Raid

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!