RAID

Páginas: 6 (1433 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
FACULDADE IMPACTA DE TECNOLOGIA


SEGURANÇA DE REDES
PROFESSOR: JOSÉ EDMIR PININGA DUQUE




TRABALHO SOBRE CONJUNTO REDUNDANTE DE DISCOS INDEPENDENTES (RAID)


DANIEL PAIXÃO JUNIOR
RC1A - RA: 1202788







São Paulo
Agosto de 2008

CONJUNTO REDUNDANTE DE DISCOS INDEPENDENTES (RAID)

Conceito: O que é RAID?
Redundant Array of Independent Disks ou simplesmente RAID é atecnologia comumente implementada em servidores como uma opção para melhorar o desempenho e fornecer redundância dos dados. Trata-se, basicamente, de uma solução computacional que combina vários discos rígidos (HDs) para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados. Possui um princípio bem simples: Através da combinação de discos "pequenos" e não muito caros, um administrador poderágravar dados com redundância para prover tolerância a falhas de um servidor. Soluções de RAID também são encontradas em outros ambientes, como desktops e dispositivos de armazenamento externo que oferecem suporte a um grande número de discos rígidos.

Quais são os 2 propósitos do RAID?
1. Desempenho;
2. Disponibilidade dos dados (Redundância).

Sobre os "níveis" de RAID:
As diferentesmaneiras de combinar os discos em um só, chamados de níveis de RAID, podem fornecer tanto grande eficiência de armazenamento como simples espelhamento, ou podem alterar o desempenho de latência (tempo de acesso). Podem também fornecer desempenho da taxa de transferência de dados para leitura e para escrita, enquanto continuam mantendo a redundância, o que é ideal para prevenir falhas. Alguns níveisRAID tem como objetivo prover disponibilidade dos dados, outros são utilizados para aumentar performance de leitura e escrita dos discos, enquanto existem níveis RAID que podem somar ambas as opções anteriores.
Existem vários “Níveis de RAID” e abaixo, classifico os mais utilizados:









RAID 0
Nesse tipo de recurso, os dados são divididos em pequenas partes (fragmentos) e sãodistribuídos pelo disco. Esse nível não oferece permissão para falhas, pois não existe redundância. Ou seja, uma falha em qualquer um dos discos rígidos pode causar perda de informações. Por essa razão, o RAID 0 é usado para melhorias da performance do computador. Em outras palavras, os dados são divididos entre diversos discos, o que oferece alta performance de transferência de dados, porém não ofereceredundância.

Imagem: Os dados são copiados em fragmentos para os 3 discos (Neste exemplo temos RAID 0 com 3 discos).
Necessário: 2 ou mais discos.
Vantagens: Aumento considerável de desempenho/performance. Custo relativamente baixo.
Desvantagens: Se um dos discos falhar, o sistema para.

RAID 1
A distribuição de dados (RAID 1) é a configuração que oferece redundância dos dados. Osdados do computador são divididos e gravados em 2 ou mais discos ao mesmo tempo, oferecendo portanto redundância dos dados e fácil recuperação, com proteção contra falha. Se algum setor do disco falhar, o outro disco pode assumir e recuperar o setor defeituoso, copiando os arquivos ou dados contidos neste segundo disco. Todos os dados estão duplicados e se o disco primário apresentar qualquer falha, ooutro pode imediatamente assumir a operação.

Imagem: Garante redundância dos dados, pois eles estão duplicados. Os 2 drivers contém exatamente os mesmos dados (Neste exemplo temos RAID 1 com 2 discos).

Necessário: No mínimo 2 discos.
Vantagens: 100% de redundância dos dados.
Desvantagens: Custo relativamente alto se comparado ao RAID 0.
RAID 2
Esse nível adiciona redundância usando ummétodo de correção de erros que difunde a paridade por todos os discos. O RAID 2 também usa uma estratégia de distribuição de disco que divide um arquivo em bytes, difundindo-os por vários discos. Essa estratégia oferece apenas melhoria marginal no uso de disco e desempenho de leitura e gravação em relação ao espelhamento RAID 1. É muito pouco usado, este nível de RAID é destinado para discos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raid
  • RAID
  • Raid
  • RAID
  • RAID
  • RAID
  • RAID
  • RAID

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!