RafaelLisboa Lista1 Redes De Computadores

1772 palavras 8 páginas
Redes de Computadores
Prof. Alencar Melo Jr. / 1º Semestre 2015

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFSP – campus Campinas CTI Renato Archer
1º Lista de Exercícios
Rafael Alexandre Lisboa - RA 135024-2
1. O que é o modelo OSI/ISO, qual é sua utilidade? Responda com objetividade.
É uma arquitetura que divide as redes de computadores em 7 camadas, a fim de se obter camadas de abstração.É útil , pois, desta maneira, cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
2. Discuta o trade-off existente entre compartilhamento da informação e segurança.
O compartilhamento de informações, sobretudo de forma “voluntária”, está cada vez mais comum nos dias atuais, muito por causa das inúmeras redes sociais. Contudo, na ânsia por gerar receita com os dados trafegados nestas redes, as corporações que gerem estas redes (Google, Facebook, Microsoft, Apple, etc), muitas vezes não deixam claro aos usuários como e quais as medidas de segurança devam ser utilizadas para se preservar certos tipos de dados, que estes próprios usuários compartilham, porém não gostariam. Uma maior conscientização neste quesito é fundamental para que a segurança nestas relações seja cada vez maior.
3. Identifique diferentes funcionalidades presentes em um roteador Wi-Fi doméstico, buscando situá-las nas respectivas camadas do modelo OSI/ISO.
Considerando um roteador Wi-Fi doméstico :
Camada Física -> Refere -se a itens como tensão de trabalho do aparelho, taxa de dados máxima em que ele trabalha, quantidade de portas disponíveis, etc).
Camada de Enlace -> Tem relação ao endereço físico de cada aparelho na rede (considerando o padrão Ethernet dos aparelhos domésticos).
Camada de Rede -> Relaciona a função de decodificador do aparelho, de dados lógicos (IP) em físicos (MAC), com a função de realizar o transporte dos pacotes corretamente do emissor ao destino.
Camada de Transporte -> Como é relacionada diretamente com a ligação entre as camadas do nível de

Relacionados