RafaDoc

2285 palavras 10 páginas
Sistema Digestório

O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal até o ânus, ele também é chamado de canal alimentar ou trato gasto intestinal.
As estruturas o trato digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, reto e ânus.

O comprimento do trato gastro digestório, em um cadáver é de 9 m. Enquanto que de uma pessoa viva é menor, já que os músculos ao longo das paredes dos órgãos mantém o tônus.

Os órgãos digestórios acessórios são: dentes, língua, glândulas salivares, fígado, pâncreas e vesícula biliar. Os dentes auxiliam no rompimento dos alimentos e a língua na mastigação e deglutição. Os outros órgãos nunca entram em contato com os alimentos, eles produzem uma secreção que passam para o trato gastro intestinal e auxiliam na decomposição química dos alimentos. O trato gastro intestinal é um tubo longo que mede cerca de 10 a 12 metros.

Funções:1-MASTIGAÇÃO-desintegração parcial dos alimentos, processo químico ou mecânico. 2-DEGLUTIÇÃO-condução do alimento da faringe para o esôfago.3-INGESTÃO-introdução do alimento no estômago.4-DIGESTÃO-desdobramento dos alimentos em moléculas simples. ABSORÇÃO-processo realizado pelos intestinos.6-DEFECAÇÃO-eliminação de substâncias não digeridas pelo trato gastro intestinal

ÓRGÃOS ANEXOS: Glândulas parótidas, glândulas submandibulares, glândulas sublinguais, fígado, pâncreas.

A BOCA-Também referida de cavidade oral ou bucal, é formada pelas bochechas ( que são constituídas de pele e mucosas),pelos palatos duro e mole (parte superior e superior),a língua que é responsável para o transporte dos alimentos, sentido do gosto e da fala. O palato mole se estende da cavidade bucal com a úvula, que é essa estrutura em forma de V. É na cavidade da boca onde o alimento é ingerido e preparado para a digestão no estômago e intestino delgado.

DENTES- Estrutura cônicas, duras, fixadas nos

Relacionados