rafacardoso

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Severo

Trabalho
De
Matemática

Nome: Mariana Pires Cardoso
Numero: 17
Turma: 801
Professora: Alice
Sobre: Triângulos




Introdução
Os triângulos são as figuras geométricas mais importantes, já que qualquer polígono com um número maior de lados pode reduzir-se a uma sucessão de triângulos, ao traçar todas as suas diagonais apartir de um vértice.
A geometria do triângulo é de uma riqueza incrível e tem apaixonado, durante séculos, os matemáticos e amadores.

A geometria de Euclides reserva um lugar preponderante ao triângulo. Com efeito, três pontos não alinhados (não colineares) determinam um e um só plano; e o triângulo é neste plano o polígono mais simples.
A situação atual do ensino público é preocupante. Oprofessor necessita de metodologias de ensino que consiga despertar o interesse dos alunos. Isso se agrava quando particularizamos para a área de matemática, a geometria. Neste sentido, este trabalho apresenta exemplos do que chamamos de modelos concretos de geometria. Apresentamos,em particular, os modelos especí%cos: Razão e Proporção entre segmentos, Casos de Congruência de Triângulos e Relaçãoentre as áreas de dois triângulos semelhantes. Observamos que, em geral, os alunos do ensino fundamental confundem os conceitos de congruência e semelhança de triângulos. Com a utilização desses modelos como recurso didático em sala de aula é possível despertar interesse no aluno, auxiliá- lo na compreensão dos conceitos de semelhança e congruência de triângulos e obter dele próprio aspropriedades geométricas relacionadas com esses modelos, as quais serão descritas no objetivo do respectivo modelo e nos resultados. Os modelos são construídos com materiais de baixo custo como: papel cartão, EVA, cola, tesoura e canudos





Ângulos
Os triângulos possuem uma propriedade particular muito interessante relativa à soma de seus ângulos internos. Essa propriedade garante que em qualquertriângulo, a soma das medidas dos três ângulos internos é igual a 180 graus.
Para verificar essa afirmação, considere um triângulo ABC qualquer.  

Considere ainda uma reta r, passando pelo ponto A e paralela ao lado  (essa reta sempre existe e é única!). Como pode ser observado na figura abaixo, pode se obter os ângulos  e de modo quex+y+A=180o.

Sabendo que a reta r e o lado () são paralelos,os ângulos  e são alternos internos e, portanto, são congruentes, isto significa que =. Pelo mesmo motivo, . Assim, temos que:
A+x+y=A+B+C=180o
Assim, é verdade que em todo triângulo a soma dos ângulos internos mede 180 graus
Em todo polígono, o número de lados é igual ao número de ângulos. No triângulo, existe uma relação entre as medidas dos lados com a medida dos ângulos. Devemos lembrarque, quanto à medida dos lados, os triângulos são classificados da seguinte forma:
O triângulo escaleno possui os lados com medidas diferentes, portanto, os ângulos possuirão valores diferentes. O triângulo equilátero possui os lados com medidas iguais, dessa forma, os ângulos devem possuir valores iguais. O triângulo isósceles possui dois de seus lados com medidas iguais, portanto, dois de seusângulos também possuirão valores iguais.

Perímetro

O perímetro é a soma da medida de todos os lados de uma região, ou seja, é a medida do contorno dessa região.O triângulo eqüilátero é o triângulo cujos lados tem uma relação especial. No triângulo eqüilátero, todos os lados são iguais, ou todos os seus três lado possuem a mesma medida.
Exemplos de triângulos eqüiláteros:

Perímetrodo triângulo 1: Perímetro= 5+5+5
Existe uma forma de escrevermos essa soma utilizando a multiplicação... Veja quantas vezes o número 5 apareceu sendo somado. Três vezes, então a soma ficara: Perímetro= 3x5, o número 5 é a medida dos lados do triângulo verde. Perímetro do triângulo 2: Perímetro= 4+4+4 Escrevendo essa soma em forma de multiplicação, vai dar o seguinte resultado:
Perímetro=...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!