radkel

587 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR
CÂMPUS DOIS VIZINHOS – CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FULANO SICRANO BELTRANO

APOSTILA DE AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA APLICADA AO ENSINO MÉDIO (PARTE 01)

DOIS VIZINHOS, PR, 2013
FULANO SICRANO BELTRANO

APOSTILA DE AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA APLICADA AO ENSINO MÉDIO

Atividade Prática como Complemento Curricular (APCC) apresentando como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Biologia de Microrganismos, no Curso de Ciências Biológicas, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Prof. Dr. Cleverson Busso

Dois Vizinhos, PR, 2013.
AULA PRÁTICA 01 (EXEMPLO)

BACTÉRIAS NO AMBIENTE

1. INTRODUÇÃO

Bactérias são microrganismos que não possuem uma membrana nuclear e são divididas em dois grupos: eubactérias e as arqueobactérias (PELCZAR et al, 2005). Podem apresentar diversas formas, tais como, esféricas, bastonetes e espirilos com tamanho variando de 0,5 a 5,0 micrômetros de diâmetro.
Há pelo menos 17 filos de Bacterias conhecidas a partir de estudos de laboratório, as demais são identificadas a partir da recuperação e sequenciamento de genes de RNA ribossomal destes microrganismos coletados a partir de hábitats naturais (MADIGAN et al, 2008). As bactérias apresentam grande importância na natureza, indústria e medicina e podem crescer em quase todos os lugares. As eubactérias atuam na reciclagem de lixos orgânicos e na produção de antibióticos, como a estreptomicina. Há ainda o interesse médico, pois eubactérias incluem aquelas que promovem doenças como tétano, peste, cólera e tuberculose (PELCZAR et al, 2005).
2. OBJETIVO GERAL

Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

(para o meio de cultura)
1 pacote de gelatina incolor
1 xícara de caldo de carne
1 copo de água
Dissolver a gelatina incolor na água, conforme

Relacionados