radioterapia

Páginas: 6 (1451 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
Professor: Marco Vicente

Introdução a Radioterapia
De acordo com dados da OMS (organização mundial de saúde), 2/3 dos pacientes com câncer utilizarão radioterapia em alguma fase do tratamento da doença, quer de maneira isolada, quer associada a outras formas de terapia oncológica.
Radioterapia é modalidade de tratamento cujo agente terapêutico são as radiações ionizantes-raios X, raios gamae radiações corpusculares (elétron, prótons e nêutrons)
Radiações ionizantes agem sobre o DNA nuclear levando a célula à morte ou a perda da sua capacidade reprodutiva.
Quanto maior o conteúdo de DNA em uma população celular (atividade mitótica) maior será sua sensibilidade à radiação. Neoplasias são constituídas por células em processo continuo de multiplicação, que convivem em meio a célulasnormais e que habitualmente, na sua maioria não se multiplicam.
Tal condição torna populações celulares neoplásicas, a princípio, mais sensíveis a radiação do que células normais e portanto passiveis de tratamento radioterápico. Germinomas, linfomas e neoplasias embrionárias são tumores radiossensíveis enquanto carcinomas em geral exibem moderada radiossensibilidade. Sarcomas de adultos e gliomassão radioresistentes, da mesma forma, gônadas e medula óssea são tecidos sensíveis à radiação. Células epiteliais apresentam radiossensibilidade moderada e células do SNC e do tecido conectivo são radioresistentes.
A radiossensibilidade entretanto é um fenômeno complexo que envolve a participação de múltiplos fatores como: morfologia tumoral, histogênese, vascularização, aporte de oxigênio,podendo sofrer interferência de agentes químicos, físicos e biológicos.
A ação da radiação ionizante sofre o DNA pode se fazer de forma direta ou indireta.
A ação direta envolve a lesão da molécula pela própria radiação incidente. A ação indireta ocorre com a ionização da agua e a produção de radicais livres que vão interagir nas bases nitrogenadas do DNA. O dano ao DNA nuclear poderá sofrermecanismo de reparo (dano subletal), ou o dano não ser reparado (dano letal).
O mecanismo de reparo são mais eficientes em células normais do que em células tumorais. Isto constitui a base de fracionamento radioterápico.
Os tratamentos radioterápicos se dividem em teleterapia e braquiterapia. A teleterapia emprega feixes externos de radiação, raio X produzidos em aceleradores lineares ou equipamentosde ortovoltagem e raios gama emitidos por aparelhos de telecobaltoterapia. A cirurgia pode ser administrada como auxiliar nos tratamentos. A teleterapia constitui 90% dos tratamentos radioterápicos e a braquiterapia apenas 10%.
Os campos de radiação são traçados em função do volumo alvo (PTV) que inclui o tumor e uma área de tecido normal circunjacente. Este processo é apoiado pelos métodos deimagem e leva em consideração a radiossensibilidade tumoral, a tolerância dos órgãos vizinhos, as características dos feixes de radiação, a dose total e o fracionamento. Deve-se levar em consideração a radiossensibilidade dos tecidos englobados nas lesões irradiadas, efeitos agudos geralmente são reversíveis e efeitos tardios estão relacionados com volumes dos tecidos.
A radioterapia pode serempregada de três formas : Curativa, adjuvante ou paliativa.
A radioterapia curativa é aplicada ao tratamento de tumores radiossensíveis: germinomas, moléstia de Hodgkin, CA de pele (baso-celulares e espino-celulares) e cassinomas iniciais da cabeça, pescoço e do colo do útero. Quanto menor o estágio evolutivo da doença maior a eficácia do tratamento.
A radioterapia adjuvante, pode ser realizada nopré ou pós operatório associado ou não a quimioterapia. A irradiação pré operatória tem como objetivo romover a redução tumoral e reverter lesões inicialmente irressecáveis ou no limite de ressecção em lesões ressecáveis. No pós operatório, a radiação ionizante promove o tratamento do leito de ressecção tumoral, impedindo a proliferação de resíduos micro ou macroscópicos, com a redução dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radioterapia
  • radioterapia
  • radioterapia
  • Radioterapia
  • Radioterapia
  • Radioterapia
  • O que è Radioterapia
  • Radioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!