radioterapia no cancer de prostata

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014
Anatomia da próstata
*A próstata é uma glândula masculina que secreta um terço do liquido seminal que transporta o esperma durante a ejaculação.
O restante desse liquido e secretado pelas duas vesículas seminais que se localiza nas laterais da próstata.O esperma é produzido pelos testículos o qual também produz a testosterona hormônio masculino,do qual a próstata não mantém seu funcionamentosem a testosterona,existe ainda DHT(diidrotestosterona) outro tipo de testosterona ainda mais forte necessário para o funcionamento total da próstata.
A próstata fica localizada dentro do corpo,abaixo da bexiga e sobre o reto(figura).Nessa glândula existe quatro áreas principais: *zona periférica:parte mais extensa da próstata essa que o medico apalpa durante o exame de toque retal onde selocaliza a maioria do câncer de próstata (75-80%)
*zona de transição:onde ocorre a hiperplasia prostática benigna não cancerosa e poucos casos de câncer nessa região.
O termo hiperplasia e usado para definir o aumento do números de células em um órgão ou tecido,ocorre quando a população celular for capaz de sintetizar DNA permitindo a ocorrência de mitose,ao envelhecer as células não são capazes desofre mitose,elas não duplica seu DNA devido a falta de telomeros(,são longas fitas de DNA repetidas encurtadas a cada vez que as células se divide,quando os telemores se tornam muito curtos a vida da célula chega ao fim ela não consegue se dividir estado chamado envelhecimento. citaçaohttp://360graus.terra.com.br/expedicoes/default.asp?did=18615&action=geral essa substancia vai se perdendo duranteao longo dos anos,os idosos não possuem corpos atléticos devido suas células já estarem envelhecida.
*zona central:essa região e muito pouco afetata com câncer.
*zona periuretral:uma área pequena onde não se origina nenhuma malignidade.
Constituição da próstata
Do ponto de vista histológico, a próstata apresenta dois componentes: o epitélio glandular e o
estroma fibromuscular.
O epitélioglandular representa 70% da próstata e apresenta 4 tipos de células:
células secretoras, que produzem as enzimas (fosfatase ácida e PSA) e as secreções
prostáticas;
células basais, que são precursoras das células secretoras;
células neuroendócrinas, que produzem substâncias como serotonina, hormônio
tireotrófico e calcitonina;
células transicionais.
O estroma representa 30% da próstata e contémfibroblastos e células musculares com atividades contráteis, que ajudam a eliminar as secreções prostáticas para a uretra durante a ejaculação.
A prostada tem em sua região estruturas delicadas,como vasos sanguíneos,nervos responsáveis pela ereção e também o esfíncter externo,esse que faz com que o individuo tenha o controle da micção,já o esfíncter interno o não pode ser controlado trabalhaautomaticamente fazendo com que a bexiga segure a urina.

Robô da Vinci em cirurgia da próstata em 3d usado no hospital Albert ainstein
http://meubloguezinho-dudu.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html 2/11/2012
Procedimento de tratamento no câncer de próstata
*Ao realiza um exame de rotina com urologista ao ser constatado suspeita de câncer o paciente é encaminhado a um oncologistaradioterapeuta ou a um oncologista quimioterapeuta que lhe pedira alguns exames necessários para que saibam se realmente existe ou não um câncer na próstata começando pelo toque retal.
*toque retal
Um dos exames essencial para uma avaliação da próstata, normalmente é realizado a partir dos 50 anos em diagnósticos precoces de câncer de próstata,ou 40 anos de idade se for negro ou em casos de históricofamiliar.
O exame é constrangedor para o paciente,muitos homens não realiza o exame devido ao constrangimento, não há dor e é um exame rápido,o paciente e convidado a deitar se de lado ou ficar em pe inclinado na mesa, o paciente devera fazer esforço da musculatura como se fosse evacuar,o profissional com luvas na mao com o dedo indicador examina a zona posterior da próstata para verifica se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cancer de prostata
  • Câncer de prostata
  • Câncer de próstata
  • Câncer de Próstata
  • cancer de prostata
  • Câncer de prostata
  • Câncer de Próstata
  • Câncer de próstata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!