Radioproteção

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 20 de dezembro de 2012
Faculdade de tecnologia Finaci
Tecnólogo em Radiologia

Mamografia

JULIANA DE CARVALHO NUNES














- São Paulo/SP -
- Dezembro/2012


Juliana De Carvalho Nunes









Mamografia



TRABALHO PARA FIM DE CONHECIMENTOS DOCURSO DE TECNOLOGO DE RADIOLOGIA, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROF° Edmundo Juarez Filho







- São Paulo / SP -
- Dezembro/ 2012 -

Dedicatória

Dedico aos meus pais que sempre me apoiaram em luta aos meus sonhos.

Agradecimento



Agradeço a Deus de onde veio minha força e minha fé.

‘’Não tenho tudo que amo,masamo tudo que tenho’’

Sumário

Resumo
A mamografia é uma radiografia detalhada do tórax, capaz de detectar anomalias até mesmo antes que se perceba a existência de algum caroço.
A mamografia é o melhor teste isolado para detectar anomalias que possam ser um sinal precoce do câncer de mama. Ela é capaz de mostrar alterações da mama até 2 anos antes que a paciente ou o médico sejam capazesde percebê-las pelo tato.A maioria dos especialistas concordam que a detecção precoce é a chave do tratamento bem-sucedido do câncer de mama

Abstract
A mammogram is an x-ray of the chest depth, able to detect anomalies even before they realize that there is a lump.
A mammogram is the best test to detect isolated anomalies which may be an early sign of breast cancer. She is able to show changesin the breast up to two years before a patient or physician to be able to perceive them tato.A by most experts agree that early detection is the key to successful treatment of breast cancer
.
Introdução
A mamografia é um exame de raio-x que serve para visualizar a região interna das mamas, que deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. Através da análise dosseus resultados, o médico poderá identificar lesões benignas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando suas chances de cura

Apresentação
A detecção do câncer de mama no estágio inicial de desenvolvimento aumenta as chances de cura da doença. Estudos na América do Norte, demonstram que a realização de mamografias periódicas em mulheres com idade superior a 40 anos, pode auxiliarna detecção precoce do câncer de mama e diminuir em até 40% a taxa de mortalidade devida a este tipo de doença (DENGLER; BEHRENS; DESAGA, 1993). A avaliação dessa patologia pode ser feita através do exame clínico e imaginológico, de forma que as mamografias utilizadas no rastreamento de nódulos ou microcalcificações têm sido consideradas o teste mais sensível para a detecção precoce do câncer demama não palpável (LIBERMAN; MENEL, 2002; CHAKRABARTI et al., 2006).
A mama é o órgão intimamente ligado à sexualidade feminina e a própria imagem pessoal, torna-se evidente dizer que o toque é uma forma primária de perceber que possui algo diferente do habitual, sendo isso o primeiro passo para a percepção precoce de lesões mamárias.
Além de possuir o lado íntimo e sexual, a mama é uma glândulasudorípara modificada localizada sobre o músculo peitoral na parede torácica superior. Aparenta possuir estrutura simples, contudo sua formação é feita por um sistema de ductos ramificados de inserção mamilar, estendendo-se radialmente ao estroma fibro-gorduroso adjacente. O conhecimento dessa glândula é importante na compreensão das diversas patologias que a acometem.
O câncer de mama é apatologia oncológica mais frequente nas mulheres ocidentais, possuindo uma elevada taxa de mortalidade, se comparada a outras patologias, de forma que, tornam-se necessária a detecção precoce do câncer, o estudo das lesões não-palpáveis da mama e sua provável associação ao risco de obter tal neoplasia.
Em conjunto, centros diagnósticos e médicos vêm aplicando o uso constante do exame mamográfico para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radioproteção
  • Radioproteção
  • radioproteção
  • Radioproteçao
  • radioproteção
  • Radioproteção
  • Radioproteção
  • Radioproteção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!