Radioproteção

Páginas: 8 (1852 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
1 INTRODUÇÃO

No setor saúde, onde a radiação ionizante encontra o seu maior emprego e como conseqüência, a maior exposição em termos de dose coletiva, é também onde mais são realizadas pesquisas no sentido de se produzir o maior benefício com o menor risco possível.
Apesar dos esforços de alguns órgãos governamentais em difundir conhecimentos voltados para as atividades deproteção radiológica (destaca-se aí o papel desempenhado, pela Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, através do Instituto de Radioproteçao e Dosimetria - IRD) é ainda, de pouco domínio, mesmo entre os profissionais da área, o conhecimento a respeito dos efeitos maléficos produzidos por exposições que ultrapassam os limites permitidos.
Segundo dados do IRD, 80%  dos trabalhadores que lidamdiretamente com fontes emissoras de radiação ionizante pertencem ao setor saúde. Esse dado, em última análise,  ressalta o compromisso e a responsabilidade que as vigilâncias sanitárias, das três esferas de governo, devem assumir perante a sociedade brasileira. Um dos papéis importantes que deve ser vinculado ao dia a dia dos inspetores das vigilâncias sanitárias, é a de orientar o usuário demateriais e fontes radioativas a desenvolver uma cultura baseada nos princípios da radioproteção e na prevenção de acidentes iminentes e/ou potenciais. O conhecimento dos equipamentos e as suas aplicações, dos  processos de trabalho, e os insumos utilizados, são ferramentas indispensáveis na identificação dos riscos das instalações radioativas.
  Durante toda a vida, os seres humanos estão expostosdiariamente aos efeitos das radiações ionizantes. Estas radiações podem ser de origem natural ou artificial.
Quanto à proteção radiológica, pouco podemos fazer para reduzir os efeitos das radiações de origem natural. No entanto, no que diz respeito às fontes artificiais, todo esforço deve ser direcionado a fim de controlar seus efeitos nocivos. É neste aspecto, que a proteção radiológica pode ter umpapel importante. 








2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 O que é RADIOPROTEÇÃO?


Podemos definir a radioproteção como o conjunto de medidas que devem ser seguidas para a manutenção dos níveis de radiação ionizante dentro dos limites estabelecidos pelos institutos oficiais, visando a proteção do homem e do meio ambiente contra os efeitos indesejáveis causados pela exposição àradiação. No Brasil, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) são complementares na regulamentação das práticas relacionadas ao manuseio de substâncias marcadas com radioisótopos (2-5). Essas regras são, em sua maioria, baseadas nas recomendações de órgãos internacionais, tais como a International Commission on Radiological Protection e aInternational Atomic Energy Agency (ICRU, 1993).
A gestão da radioproteção tem significativa importância no processo de controle de qualidade em pesquisas envolvendo aplicação de material radioativo. Essa gestão passa necessariamente pela monitoração, tanto da área de trabalho quanto individual. Os instrumentos de monitoração de área devem ser escolhidos em função do radioisótopo utilizado. Deum modo geral, um detector Geiger-Müller simples constitui ferramenta importante na investigação das condições de radioproteção laboratorial.
No que tange a monitoração individual, o uso de dosímetros compatíveis com as condições de exposição (i.e., dosímetros fotográficos e termoluminescentes) faz parte das normas de radioproteção. Neste contexto, o emprego de tecnologias modernas para adosimetria operacional e individual permite uma melhor estimação da dose absorvida para cada procedimento. Neste sentido, a utilização de detectores semicondutores possibilita a obtenção de medidas de dose e taxas de dose em tempo real, melhor definindo as precauções a serem tomadas diante dos riscos associados às diferentes tarefas desempenhadas (ICRU,1993).
Além disso, nos laboratórios onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radioproteção
  • Radioproteção
  • radioproteção
  • Radioproteçao
  • radioproteção
  • Radioproteção
  • Radioproteção
  • Radioproteção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!