Radiologia

Páginas: 13 (3244 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
A Tuberculose, chamada antigamente de “peste cinzenta” ou “doença do peito”, é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a humanidade nos dias de hoje. Em 2010 cerca de 1/3 da população do mundo estava contaminada com o bacilo da tuberculose, porém apenas cerca de 10% desenvolvem a doença em algum período da vida e é muito perigosa quando associada aAIDS.
É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch que é a bactéria que provoca a maioria dos casos. Foi descrita pela primeira vez em 24 de março de 1882 por Robert Koch, que subsequentemente recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia / Medicina por esta descoberta em 1905. Seu genoma já foi sequenciado.
Ela é uma microbactéria BAAR, parasita intracelular,aeróbica facultativo, que se divide a cada 16 – 20 horas. Este é um tempo relativamente longo comparado a outras bactérias que normalmente tem suas divisões contadas em minutos. Ela é um pequeno bacilo, fino e encurvado, imóvel, em forma de bastão que pode resistir a desinfetantes fracos e ao ácido gástrico e pode sobreviver em estado latente por semanas e apenas consegue desenvolver quando se hospedanum organismo. Não cora pelo gram embora tenha uma parede similar à das bactérias Gram-negativa. A sua parede é muito rica em lipídios nomeadamente em ácidos gordos de cadeia longa e ácidos micólicos.



Gravidade da tuberculose no mundo.




Mycobacterium tuberculosis Bacilo de Koch

A tuberculose é consideradauma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social. Os processos de produção e de reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e o trabalho do individuo.
A tuberculose afeta principalmente os pulmões, cerca de 75% ou mais e é chamada de tuberculose pulmonar.
A tuberculosepulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele, os glânglios linfáticos, os intestinos, os rins, e o sistema nervoso. A Tuberculose Miliar, assim chamada porque as lesões que se formam parecem pequenos grãos de milho, consistem num alastramentoda infecção a diversas partes do organismo, por via sanguínea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges, causando infecções graves denominadas de “meningite tuberculosa”. A tuberculose cavitária é uma cavidade necrótica que provoca uma lesão pulmonar cuja a porção central apresentou necrose de liquefação, a qual foi expelida pela via aérea, ou eventualmente esvaziou-se, por fistula, para acavidade pleural, criando um espaço com conteúdo gasoso no seu interior, com ou sem resíduo liquido. Portanto, a síndrome pulmonar cavitária e resultante de um processo destrutivo do parênquima pulmonar por uma lesão tuberculosa, por uma supuração pulmonar ou por uma neoplasia escavada.

Em diversos países houve a ideia de que por volta de 2010 a doença estaria praticamente controlada einexistente. No entanto, os adventos do HIV e da AIDS mudaram drasticamente esta perspectiva. Em 1993, em decorrência do número de casos da doença, a Organização Mundial de Saúde decretou estado de emergência global e propôs o DOTS (Tratamento diretamente supervisionado) como estratégia para o controle da doença. A tuberculose pulmonar também pode evoluir a partir de uma tuberculose extrapulmonar.80% dos casos de tuberculose no mundo concentram-se nos países assinalados em tons de vermelho.

SINTOMAS
Entre os seus sintomas, os mais comuns são tosse com secreção (prolongada com duração de mais de três semanas), febre, suores noturnos, calafrios, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito dores musculares. Os mais graves são dificuldade na respiração, eliminação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!