radiologia intervencionista

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. APRESENTAÇÃO DO TEMA


A Radiologia Intervencionista, cirurgia do século XXI, compreende uma série de intervenções diagnósticas e terapêuticas guiadas por via percutânea. Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, esta em franca ascendência em todo o mundo. Suas principais áreas de desenvolvimento hoje são: oncologia, doenças cardiovasculares, doenças do fígado, doenças da colunavertebral, ginecologia entre outras.

2. OBJETIVO


Esta pesquisa tem como objetivo esclarecer a população em geral sobre o uso da Radiologia Intervencionista, o que é, quando e quem deve usa-la, em uma linguagem fácil, mostrando a vantagem de uma cirurgia que esta em ascensão por ser pouco invasiva e com recuperação rápida, diminuindo consideravelmente os riscos.

3. JUSTIFICATIVA

Éimportante enfatizar a importância de a população em geral ter conhecimento sobre os métodos médicos atuais mais utilizados. A Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica pouco conhecida do público em geral, pois tem uma atuação muito especializada. Apesar disso vem se expandindo muito nos últimos anos ocupando áreas de destaque cada vez maior no meio médico a na mídia. Seu objetivoprimordial é de realizar procedimentos e cirurgias minimamente invasivas com intuito diagnóstico (ex.: Biópsia percutânea guiada por Tomografia) ou terapêutico (ex.: Angioplastia, Quimioembolização e Ablação por Radiofrequência). Esta especialidade nasceu através da Radiologia Diagnóstica no momento em que os Radiologistas identificaram o potencial de se realizar uma intervenção cirúrgica com o auxílio daimagem (procedimentos guiados por imagem). Tem seu grande crescimento e reconhecimento como especialidade médica principalmente devido ao caráter pouco invasivo, curto tempo de internação, rápido retorno do paciente a suas atividades, alta taxa de sucesso e resolutividade e atuação em diversas especialidades médicas.

4. REVISÃO DA LITERATURA

4.1 RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA
A RadiologiaIntervencionista é um método que se caracteriza por procedimentos médicos minimamente invasivos, menos agressivos para o paciente, que em muitos casos substituem as cirurgias convencionais. Os radiologistas intervencionistas usam seu conhecimento em leitura de raios-x, ultrassom e outras imagens médicas para guiar pequenos instrumentos como cateteres (tubos que medem apenas alguns milímetros dediâmetros) através dos vasos sanguíneos ou outros caminhos do corpo, para tratar doenças internas.
Hoje a Radiologia Intervencionista abrange um número muito grande de exames diagnósticos e terapêuticos, e está em franca ascendência em todo o mundo. Tem seu grande crescimento e reconhecimento como especialidade médica principalmente devido ao caráter pouco invasivo, curto tempo de internação, rápidoretorno do paciente a suas atividades, alta taxa de sucesso e resolutividade e atuação em diversas especialidades médicas.
Os radiologistas intervencionistas são médicos especializados em realizar procedimentos médicos que envolvam raios-x. Usando equipamentos de imagem como raios-x, ressonância magnética, ultrassom e tomografia computadorizada. Estes médicos são radiologistas especializados emintervenções percutâneas. O treinamento especializado é certificado hoje pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE).
O aumento da capacidade de enxergar dentro do corpo humano com as imagens radiológicas e o desenvolvimento de ferramentas como os cateteres balão, possibilitaram o avanço da radiologia intervencionista na metade do século 70. Osradiologistas intervencionistas foram os pioneiros em angioplastias coronarianas e outros procedimentos, que já são frequentes na medicina hoje.

4.2 Procedimentos de Radiologia Intervencionista
Angiografia:
Um exame de raio-x das artérias e veias que serve para diagnosticar bloqueios e outros problemas de vasos sanguíneos.

Angioplastia com balão
Abre vasos sanguíneos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiologia vascular e intervencionista
  • Unidade de radiologia intervencionista móvel: inovação e responsabilidade social
  • Cardiologia intervencionista
  • Perspectiva Intervencionista
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!