RADIOJORNALISMO

1173 palavras 5 páginas
A Evolução do Rádio e do Radiojornalismo no Brasil e no mundo

1893 e 1894: O padre gaúcho, Roberto Landell de Moura, realizou na cidade de São Paulo os primeiros testes de transmissão e recepção de voz, sem utilizar fios ou cabos:

Em 1893, muito antes da primeira experiência realizada por Guglielmo Marconi, o gaúcho padre Roberto Landell de Moura realizava do alto da Av. Paulista para o alto de Sant’Ana, as primeiras transmissões de telegrafia e telefonia sem fio, com aparelhos de sua invenção, numa distância aproximada de uns oito quilômetros em linha reta, entre aparelhos transmissor e receptor. Marconi iniciou as experiências com seu telégrafo sem fio em 1895.

1895: O italiano Guglielmo Marconi realizou experiências oficialmente demonstradas na
Itália e é considerado o descobridor da radiodifusão.
1920: Surgimento da primeira emissora de rádio (nos EUA: KDKA);

A trajetória do Rádio no Brasil:
1922: - Primeira transmissão oficial de rádio no País: Um grupo de empresários dos EUA fez a demonstração no Rio de Janeiro durante as comemorações do centenário de independência: 7 de Setembro de 1922.

O presidente Epitácio Pessoa fez um discurso transmitido por um ‘telefone alto-falante’. O transmissor foi montado no alto do Corcovado e o tal telefone-rádio ficou no local da comemoração. OBS: Em 1919 a Rádio Clube de Pernambuco transmitia sinais, em Recife.

1923: Inauguração da primeira emissora de rádio no Brasil: 20 de abril, PRA-2 Sociedade
Rádio do Rio de Janeiro, implantada pelo professor Edgard Roquette-Pinto e por Henrique
Morize, presidente da Academia Brasileira de Ciências.

1

Roquette-Pinto: acreditava no rádio como instrumento de difusão de educação e cultura e é considerado o pai da radiofonia - visitar o link:
(vá até o verbete História / Roquette-Pinto): http://www.fiocruz.br/radiosociedade/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=12&sid=2 Várias emissoras surgiram na década de 20, mas não tinham caráter comercial, não

Relacionados