Radioatividade

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 11 de maio de 2013
15/06/2011

INTRODUÇÃO
 

RADIOATIVIDADE É o fenômeno em que um núcleo instável emite espontaneamente entidades (partículas, ondas), transformando-se em outro núcleo mais estável

RADIOATIVIDADE
Farmacologia aplicada à radiologia Profa. Samyra L. Buzelle

ISÓTOPOS
Um mesmo elemento químico pode ter massas diferentes.  Quantidade de nêutrons  Átomos de um mesmo elemento químico commassas diferentes são denominados isótopos.  O hidrogênio por ex. tem 3 isótopos: o hidrogênio, o deutério e o trítio.
 

RADIAÇÃO

NUCLEAR

Emissão de radiação: alfa, beta e gama.

RADIOATIVIDADE


NATURAL

RADIOATIVIDADE


ARTIFICIAL

Transformação espontânea de um elemento em outro  Muitos dos elementos como urânio e rádio (mais pesados) são naturalmente radioativos.Elementos mais leves, naturalmente nãoradioativos, podem ser transformados em radioativos  Bombardeando com partículas como prótons, nêutrons, elétrons ou partículas alfa  As substâncias produzidas desse modo são denominadas artificialmente radioativas.  O carbono 14 é produzido da seguinte forma:

1

15/06/2011

RADIOFÁRMACIA


RADIOISÓTOPOS: substâncias que emitem radiação,utilizados no seu estado livre (não marcado) para a obtenção de imagens RADIOFÁRMACOS: Quando se adiciona substâncias (fármacos) aos radioisótopos. Apresentam afinidades químicas por determinados órgãos do corpo e são utilizados para transportar a substância radioativa para o órgão a ser estudado.



RADIOFÁRMACOS

RADIOISÓTOPOS
São isótopos produzidos artificialmente, por bombardeamento compartículas  Apresentam as mesmas propriedades químicas do isótopos não radioativos do mesmo elemento  Por exemplo: um organismo não pode distinguir entre o carbono normal (12C) e o carbono radioativo (14C).


EXEMPLO
Se um organismo vivo é exposto ao 14C, os carboidratos (açúcares) sintetizados irão conter carbono radioativo  O movimento do radioativo pode ser acompanhado através de umcontador de radiação.  Radioisótopos são átomos marcadores, pois seu caminho pode ser seguido facilmente à medida que eles se deslocam pelo organismo.


RADIOISÓTOPOS
 Um

radioisótopo é indicado através de seu símbolo e número de massa.  Alguns radioisótopos de uso comum na medicina são: 131I, 60Co, 14C, 99mTc, e 59Fe.  São usados em medicina no diagnóstico e tratamento de vários distúrbiosdo corpo humano.  Os scanners ajudam a localizar por exemplo tumores malignos

CINTILOGRAFIA
 Um

radioisótopo se acumulará na região do corpo a ser estudada.  O scanner detecta a diferença de absorção entre o tecido saudável e o anormal.  Um receptor e registrador produzem a cintilografia.  A interpretação de uma cintilografia pode informar a exata localização e dimensão.

2 15/06/2011

RADIOISÓTOPOS
Radioisótopo
99m Tc 59 Fe 198 Au 131 I 123 I 32 P 60 Co 14 C 3H 67 Ga 51 Cr 24 Na 111 In

MEDICINAIS

Tabela: Períodos de meia-vida de alguns radioisótopos comuns na medicina Meia-vida Radiação

USOS
γ β+γ β+γ β+γ β+γ β β+γ β β γ γ β+γ γ

6,0 horas 45 dias 2,7 dias 8,0 dias 13 horas 14,3 dias 5,3 anos 5760 anos 12 anos 78 horas 27,8 dias 15,0 horas 2,8 dias

Tratamento:
 

Iodoterapia (131I) - câncer de tireóide; Fósforo (32P) – tratamento de leucemias



Diagnóstico


Cintilografia – óssea, miocárdio, perfusão

RADIOISÓTOPOS
 

EM MEDICINA

RADIOISÓTOPOS


EM MEDICINA

Como método diagnóstico:
Estar contido em um composto com tendência a concentrar-se na área a ser estudada ou em tecidos anormais. Um radioisótopo queemita partículas alfa geralmente não é utilizado Os radioisótopos beta-emissores devem estar localizados muito próximos à pele para serem detectados E os com radiação gama são os preferidos Ter a meia-vida curta Estar na forma de um composto que possa ser eliminado rapidamente

Em terapias:
Medidas externas não são necessárias Podem ser emissores de partículas alfa ou beta e de raios gama  Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radioatividade
  • Radioatividade
  • radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!