radio

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
A historia do radio


Introdução
Nesta seção você conhecerá melhor a historia e os principais fatos que marcaram o inicio de um dos mais importantes veículos de comunicação em massa: o rádio.O rádio: Definição e Características
O rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas frequências. Ele pode sercaracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música. O rádio entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o demaior alcance do público, não só no Brasil mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e sededicar exclusivamente à audição. Segundo dados do ministério das comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo que distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM.
Comotodo meio de massa a comunicação pode ser caracterizada como pública, transitória e rápida. Ela é publica, porque, na medida em que as mensagens não endereçadas a ninguém em particular, seu conteúdoesta aberto ao critério publico.
Rápida porque as mensagens são endereçadas para atingir grande audiência em tempo relativamente curto, ou mesmo simultaneamente transitória, pois a intenção é de quesejam consumidas imediatamente, não se destinando a registros permanentes, naturalmente há exceções, como filmotecas, gravações e etc.

O inicio
Tudo começou com Michael Faraday, grande sábioinglês que descobriu em 1831 a inclusão magnética assim como a grande contribuição dada por James C. Maxwell que descobriu matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas diferente somente emtamanho, das ondas de luz, mas com a mesma velocidade (300.000 KM/S). Outro personagem que marcou a história das comunicações foi Thomas A. Edison quando em 1980 descobriu que colocando uma ampulheta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rádio
  • Radio
  • Radio
  • radio
  • a era do radio
  • rádio
  • Radio
  • a era do radio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!