radio local

Páginas: 15 (3507 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
PROJECTO RÁDIO COMUNITÁRIA DE ARROIOS
1.ÂMBITO E NECESSIDADES


AlgumasRádio ONZE 98,9 mhz São Paulo, apresenta nesta H.P. algumas orientações básicas para a RCAquem quer montar e participar de uma Rádio Livre ou Comunitária.
Algumas orientações técnicas aqui dispostas são conceituais, porém são calcados nos interesses comuns da Democracia na Comunicação.

Notamos que o interesse degrupos afins são evidentes, porém, em alguns casos, nota-se algum despreparo dos interessados em constituir minimamente a emissora.



Uma rádio comunitária se faz-se em EQUIPA. Junte o pessoal interessado, competente , reunindo as pessoas e responsávelinstituições interessadas, competentes e responsáveis pela organização, operação e manutenção. LembreNote-se que no começo tudo pode parecerdifícil, (ninguém quer ser o pai de uma criança que ainda não nasceu, mas depois que ela nasce, todo mundo quer ser o seu padrinho) e poderão aparecer muitas pessoas interessadas em participar dono projeto, e a maneira mais adequada para reger essa organização é, quase sempre, através de uma ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COMUNITÁRIA devidamente instituída com estatuto, Direcção e registo público em CartórioCivil.

Montar uma Rád iorequerRádio, requer muita dedicação e disponibilidade dos participantes. É preciso que cada um tenha plena consciência do que está fazendo e o que quer com isso. Instalem-seInstalação em local seguro, viável técnica e topograficamente. Lembre-se, recordando que quanto mais alta estiver a antena, maior será a possibilidade da ampliação do raio de ação da rádio. Recomenda-seque a rádio trabalhe em local próprio ao seu funcionamento. Já vimosexistirams rádios serem instaladas em locais dos mais absurdos possíveis. Funcionam, mas costumam dar incômodos aresultar em prejuízo da própria operacionalidade do sistema.
Uma rádio costuma ser freqüentada a qualquer hora do dia e da noite dependendo do seu modo de atuação, portanto empróximo de residências familiares nuncafoiéi um bom lugar para montá-la.








DISCOTECA

Cada componente/participante da Rádio colabora com discos e fitas CDs ou MP3 de que dispõem. Para organizar o patrimônio de cada componente, pode se identificar-se cada disco ou fita com uma pequena etiqueta adesiva com o nome de seu proprietário.

FUNÇÕES

Distribuir as funções entre os componentes de acordo com a suadisponibilidade e aptidões.

OPERADOR: mexe tecnicamente a mesa de som durante a produção e transmissão de programas (tba)..

LOCUTOR: Lê noticias, notas, vinhetas e faz entrevistas , apresenta os programas.

REDATOR: escreve ou revisarevê tudo o que é dito através do locutor:

REPORTER DE CAMPO: busca as matérias e noticias aonde elas acontecem . Faz contatos e entrevistas;

MONITOR DX: ouve astransmissões à distância e informa ao operador a qualidade de gáudio diariamente ou em situações indispensáveis;

PROGRAMADOR MUSICAL ou DISCOTECÁRIO: seleciona as músicas da programação e os fundos musicais; organiza a discoteca e seu acervoconteúdo.
Não confundir discotecário com operador

PRINCÍPIOS

Todos os componentes formam o "Conselho Editorial da Rádio". Devem se reunir-seperiodicamente para decidir sobre os trabalhos e andamento da Emissora.
O Conselho Editorial deve sempre resguardar os princípios básicos de:

a- PARTICIPAÇÃO POPULAR: Toda a comunidade tem o direito de se manifestar na rádio. Esse direito deve ser preservado no próprio estatuto da emissora. Uma rádio comunitária que se presapreze possui uma equipe operacional, mas não tem dono.

b- LIBERDADE DEEXPRESSÃO: Todos tem o direito de se manifestar na rádio com as suas idéias e sua própria linguagem e sem censura desde que não se escondam no anonimato;

c- DESCOMPROMISSOS COM INTERESSES COMERCIAIS. Toda a informação deve ser livre de qualquer interesse que o prenda as formas e regras padronizadas pelo sistema.
Uma rádiocomunitária não mantém vínculos com os interesses de gravadoras comerciais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rádios comunitárias e representação local. a licença para a produção interativa e suas conseqüências para o...
  • Rádio
  • radio
  • Rádio
  • Radio
  • Radio
  • radio
  • a era do radio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!