RADIER

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FUNDAÇÕES RADIER

Utilizado principalmente na construção de casas térreas e sobrados, o radier é um tipo de fundação superficial ou direta que distribui toda a carga da edificação de maneira uniforme no terreno.
É uma laje contínua e maciça de concreto que se apresenta como alternativa vantajosa, em muitos casos, às fundações profundas.
Dependendo das características e da escala doprojeto, os radiers podem ser executados em concreto armado, em concreto reforçado com fibras ou em concreto protendido.

TOPOGRAFIA

Antes de começar a preparação da base do radier, o solo deve estar rigorosamente nivelado. Por isso, a equipe de topografia faz a verificação in loco, e, se necessário, podem apontar ajustes a serem feitos no terreno.

CONSTRUÇÃO DE LAJES RADIER

Limpeza epreparo do terreno;
Locação da área da casa, colocação das formas laterais, canalizações, espalhamento de camada de brita 1 ou bica corrida compactada e pó de pedra, que permite fazer o nivelamento fino do terreno e evitar o contato da armação com o solo. Sobre ela, coloca-se uma lona plástica, que ajuda na impermeabilização e não deixa que a nata do concreto fresco desça para a brita, cordoalhas ouarmação com suas ancoragens, concretagem, alisamento, após três dias, protensão (no caso de radier protendido);

RADIER PROTENDIDO

Quando a fundação rasa é comprida (para apoiar várias casas, por exemplo), pode ser mais barato executar um radier protendido do que o radier armado.
Em geral, não vale muito a pena fazer protensão se o radier for muito pequeno, com menos de 5 m ou 6 m" .EXECUÇÃO DAS LAJES RADIER PROTENDIDAS

Preparação do local
O projeto da laje deve ter levado em conta o conhecimento geotécnico do local.
A área deve estar limpa de todo e qualquer material orgânico.
O material de enchimento, para eventual elevação do nível do solo, deve ser adequadamente compactado, assim como o solo próximo, conforme projeto, para a obtenção da resistência adequada.
Casonecessário, deve-se efetuar drenagem no entorno da base.
Nervuras centrais ou engrossamentos de borda da laje devem ser cavadas no solo e mantidos limpos até o momento da concretagem.
Fôrmas de borda da laje devem ser posicionadas no nível do projeto e fixadas adequadamente para evitar sua movimentação quando da concretagem, e ser suficientemente fortes para suportar as ancoragens dos cabos deprotensão.
Em seguida as instalações hidráulicas embutidas devem ser instaladas, deixando-se suas extremidades atravessando a laje. Deve-se evitar a passagem vertical das canalizações através das nervuras. Se isso for necessário, deve-se prever vergalhões de reforço adicionais nas nervuras. As instalações hidráulicas devem ser isoladas para evitar aderência com o concreto.
É aconselhável a colocaçãode filme plástico (e= 0,15 mm) sobre a base para evitar a perda de água do concreto quando do seu lançamento, aumentar a impermeabilidade, e diminuir o atrito da laje com a base, agindo juntamente com uma camada de areia.
Além da diminuição do atrito, a camada de areia (5 a 10 cm) serve para quebrar o efeito capilar da base.
Deve-se cuidar para que o filme plástico não venha a se sobrepor àarmadura de protensão por efeito de vento, de forma que possa provocar o surgimento de vazios na laje durante a concretagem.

Colocação dos cabos
Quando uma cordoalha tem suas extremidades presas a ancoragens que admitem somente uma cordoalha, chamamos o conjunto de cabo monocordoalha.
Os cabos devem chegar ao local da aplicação já com uma ancoragem firmemente fixada (pré-blocada) em uma de suasextremidades.
Devem ser estendidos em ambas as direções e serem suportados por cadeiras especiais com alturas adequadas, ou por “bolachas” de concreto de resistência suficiente.
As ancoragens pré blocadas podem ser fixadas através de pregos longos ou arame recozido à forma, tomando-se o cuidado de garantir recobrimento de 20 mm de concreto entre a face da forma e a ponta da cordoalha que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radier
  • Radier
  • radier
  • Radier
  • radier
  • radier
  • Radier
  • Radier

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!