RADIE

Páginas: 18 (4451 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Asfalto de borracha.
Fabiano Silva – RA 5760230
Henrico Freitas da Silva RA 6038368
Ingrid Oliveira Ribeiro – RA 5888677
José Maria Amorim David, RA: 5599234
Mauro Gerson de Jesus – RA 562078-9
Thiago Alexandre

Bacharelado em Engenharia Civil – 3º Semestre
Depto de Engenharia

Prof. Eng. Sérgio Venâncio- Orientador
Coordenação Marise Miranda

RESUMO: A caracterização daconstrução civil se da pela modificação da paisagem, consumo de recursos renováveis e não renováveis, gerando assim resíduos sólidos e emissões de gases a atmosfera com impactos na qualidade de vida da população, impactos no meio ambiente, e á infra-estrutura existente. A pavimentação asfáltica vem sofrendo modificações ao longo do tempo, sempre buscando melhorias e adequações a condições atuais, eas necessidades existentes, tais como: durabilidade, resistência, qualidade e redução de custos. Este trabalho pretende apresentar o uso do resíduo da borracha de pneus como insumo de pavimentação dentro da engenharia civil, contribuindo na melhoria do asfalto tradicional, além de dar um destino adequado aos pneus velhos.
Palavras-chave: Engenharia Civil; Pavimentação; Pneus, Melhorias.ABSTRACT: The characterization of the construction is the modification of the landscape, consumption of renewable and non-renewable, generating solid waste and greenhouse gas emissions in the atmosphere impacts on quality of life, environmental impacts, and existing infrastructure will. The paving has been changing over time, always seeking improvements and adaptations to current conditions, andexisting needs, such as durability, strength, quality and cost reduction. This paper aims to present the use of waste rubber tires as input paving within the civil engineering, contributing to the improvement of the traditional asphalt, in addition to a suitable destination for old tires.
Keywords: Civil Engineering; Paving; Tires, Improvements.





INTRODUÇÃO:
Descoberta a milhões de anos,a borracha natural, que é proveniente do látex e retirado de uma arvore nativa da América, a seringueira, já servia de matéria prima para o povo Maia.
Desde então a borracha vem sendo utilizada para diversas finalidades, com qualidade cada vez superior. A borracha sintética surgiu durante a segunda guerra mundial após a ameaça de falta e grande demanda.
Essas duas borrachas estão envolvidas emdiversos métodos de produção, nos iremos abordar neste trabalho sobre a produção do pneu, o qual serve como matéria prima para o asfalto-borracha.
No Brasil mais de 30 milhões de pneus são descartados por ano. Isto é um fator muito serio, pois além desta enorme quantidade, estes demoram cerca de 400 anos para se decompor.
A experiência do asfalto de borracha vem demostrando trazer grandesvantagens, tanto para a solução do problema da reciclagem, como para as vantagens que este asfalto vem provando. A utilização da borracha de pneus na pavimentação asfáltica, melhorou o produto tanto na qualidade quanto aumento a sua vida útil.

01. HISTORIA.
Ao lado do petróleo e do aço, a borracha natural e considerada um dos alicerces para o desenvolvimento da humanidade. Obtida através dacoagulação do látex de determinadas espécies de vegetais, especialmente da família Euphorbiaceae, porém quase toda produção mundial vem da seringueira.
A descoberta acidental do processo de vulcanização em 1839, feita pelo norte americano Charles Goodyear, que deixou cair enxofre na mistura da borracha, apresentou as propriedades mais valiosas da borracha, resistência e elasticidade, foram exploradasfazendo com que a utilização da borracha se multiplicasse.
O Pneu de borracha foi criado pelo escocês John Donlop, em 1887, este que vira padrão em 1895 quando a Michelin começa sua produção para carros. Em 1908 a BFGoodrich adiciona fuligem a borracha dos pneus assim aumentando sua durabilidade e dando sua cor preta.
O químico alemão Fritz Hofmann, em 1909, desenvolveu a substancia elástica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!