Radiaçãp ionizante

736 palavras 3 páginas
Radiação ionizante
Dos três maiores acidentes radioativos ocorridos no mundo (Acidentes: Chernobyl, Goiânia, Fukushima), responda as seguintes questões?

1 - E quais foram suas causas?
Goiânia
13 de Setembro de 1987 no Brasil
Um hospital (Instituto Goiano de Radiologia – IGR) havia sido desativado após sofrer uma ação de despejo. Entre os escombros do hospital havia um aparelho de radioterapia com uma cápsula de chumbo contendo cerca de 20 gramas do sal cloreto de césio 137.
No entanto, dois sucateiros, Roberto dos Santos e Wagner Mota, invadiram o prédio abandonado e removeram o aparelho de radioterapia a fim de vendê-lo para um ferro-velho. Eles arrombaram a máquina, dando inicio à contaminação. Posteriormente, eles venderam a peça para o dono de um ferro-velho, que tirou a cápsula de chumbo com o césio-137 e ficou maravilhado com a substância, acreditando que o pó era sobrenatural, pois brilhava no escuro, apresentando um tom azulado. Levando para casa, vários de seus familiares, vizinhos e amigos queriam ver o misterioso pó brilhante, pegando-o com a mão, passando-o no corpo e se contaminando cada vez mais.
Chernobyl
26 de Abril de 1986 na Ucrânia
Há duas teorias oficiais sobre a causa do acidente. A primeira foi, e atribuiu a culpa, exclusivamente, aos operadores da usina. A segunda teoria e atribuiu o acidente a defeitos no projeto do reator RBMK, especificamente nas hastes de controle. Ambas teorias foram apoiadas por diferentes grupos, inclusive os projetistas dos reatores, pessoas que trabalhavam na usina de Chernobyl, e o governo. Alguns especialistas independentes afirmam que nenhuma teoria estava completamente certa. Na realidade o que aconteceu foi uma junção das duas, sendo que foi defeito no reator e agravado pelo erro humano.

Fukushima
11 de Março de 2011 no Japão
O acidente em Fukushima, o mais grave desde a catástrofe em Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, aconteceu após um terremoto de 9 graus de magnitude na escala Richter na região

Relacionados