Radiaçao ionizante

Páginas: 7 (1625 palavras) Publicado: 11 de junho de 2011
RADIAÇÃO IONIZANTE

São ondas eletromagnéticas com altíssima freqüência e alto poder de ionização, podendo arrancar elétrons dos átomos,causando mutações no DNA (Alfa,Beta,Gama,e Xis.)

Como minimizar os efeitos da radiação ionizante

A minimização dos efeitos da radiação nos trabalhadores inicia pela avaliação se riscos, o correto planejamento das atividades a serem desenvolvidas,utilização de instalações e de práticas corretas, de tal forma a diminuir a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais.
Os equipamentos de proteção (EPC e EPI) devem ser utilizados por todos os trabalhadores, além de ser observado a otimização desta proteção pela elaboração e execução correta de projeto de instalações laboratoriais,na escolha adequada dos equipamentos e na execução correta dos procedimentos de trabalho.
Por outro lado o controle das doses nos trabalhadores deve considerar três fatores:
1. Tempo:
A dose recebida é proporcional ao tempo de exposição e à velocidade da dose D = t x velocidade da dose
2.Distância:
A intensidade da radiação decresce com o quadrado da distância D1/D2 = (d1/d2)2
3.Blindagem:A espessura da blindagem depende do tipo de radiação, da atividade da fonte e da velocidade de dose aceitável após a blindagem. Para a proteção do trabalhador os comandos dos equipamentos devem ter blindagem, assegurando que o técnico possa ver e manter o contacto com o paciente no decorrer do exame. As próprias salas devem ter blindagem, por forma a assegurar e garantir a segurançaradiológica tanto do técnico como do pessoal circunvizinho à sala. Estas proteções devem ter espessura suficiente para garantir a proteção contra a radiação primária e a radiação difundida que pode atingir as paredes da sala.
No cálculo das blindagens leva-se em conta:
* a energia da radiação produzida;
* a quantidade de radiação produzida por determinado período (carga de trabalho);
* grau deocupação ou freqüência do ponto de interesse;
* material a ser usado como blindagem.
* Para a blindagem de raios X e Gama usa-se geralmente o chumbo. Contudo outros materiais podem ser utilizados embora a espessura necessária para se obter a mesma atenuação que com o chumbo seja muito maior.

A garantia de que as condições de trabalho é adequada do ponto de vista da proteção pode ser obtidaatravés do levantamento radio métrico da instalação. Esta medida tem por objetivo verificar se durante a operação, a instalação apresenta níveis de segurança adequados aos trabalhadores.

Controle à Exposição

Monitorização
Este processo tem como objetivo garantir a menor exposição possível aos trabalhadores e garantir que os limites de dose não são superados.

Tipos de Monitorização:
*Pessoal - procura estimar a dose recebida pelo trabalhador durante as suas atividades envolvendo radiação ionizante. As doses equivalentes são determinadas pela utilização de um ou vários dosímetros que devem ser usados na posição que forneça uma medida representativa da exposição nas partes do corpo expostos à radiação. No caso do trabalhador usar diferentes tipos de radiação então diferentes tiposde dosímetros devem ser utilizados:
* Monitorização da radiação externa;
* Monitorização da contaminação interna
* De área - Tem por objetivo a avaliação das condições de trabalho e verificar se há presença radioativa. Os resultados das medidas efetuadas com os monitores da área devem ser comparados com os limites primários ou derivados, a fim de se tomar ações para garantir a proteçãonecessária.

Tipos de Dosímetros

Diversos métodos ou sistemas foram desenvolvidos a fim de possibilitar a determinação da dose de radiação. O objetivo é o de quantificar a energia absorvida, a fim de proporcionar um conhecimento mais profundo dos efeitos da radiação ionizante sobre a matéria.

Os requisitos são:
* a resposta do dosímetro deve ser linear com a dose absorvida;
*...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiação ionizante
  • Radiação Ionizante
  • Radiação Ionizante e Não Ionizante
  • Radiação ionizantes e não ionizantes
  • radiação ionizante e não ionizante
  • Radiação ionizante e não ionizante
  • Radiação ionizantes e não ionizantes
  • Radiaçao ionizante e não ionizante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!