Radiações e tipos

Páginas: 4 (946 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou pordispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados. As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser,raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa. Oque diferencia uma radiação da outra são as variações no nível de energia, no comprimento de ondas e na frequencia das radiações.
Radioatividade é a propriedade que certos elementos quimicos deelevado peso atômico ( tório, rádio, urânio, etc.) têm de emitir espontaneamente energia e particulas subatômicas ( particulas alfa, beta, neutrons, raios x e gama ).
Tipo de radiação: Radiaçãoionizantes - são ondas eletromagnéticas de altissima frequencia, que possuem gde poder de ionização. As radiações ionizantes são classificadas de acordo c/ o espectro eletromagnético por apresentarem altasenergias e gde poder de penetração na matéria.
Ionização: é a alteração do estado fisico de um atomo, onde causa a perda de eletrons, tornando-os eletricamente carregados.
Radiação cósmica: éoriunda de energias liberadas por outras fontes externas ao globo terrestre, como o sol, outros planetas e mesmo outras galáxias. Vale a pena ressaltar que estamos falando de radiação não ionizantes, que,nesse caso, merecem atenção especial qdo se trata da exposição natural do sol.
Radiação natural: consiste na existência de vários elementos que compõem a crosta terrestre, que são normalmenteraioativos em sua forma natural denominados radionuclideos, como o urãnio, potássio, tório...Os niveis de radiação encontrados são diferenciados de regoão para região.
Radiação artificial: são aquelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiações
  • Radiações
  • Radiaçoes
  • Radiações
  • Radiações
  • Radiações
  • Radiacoe
  • Radiações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!