Radiação

Páginas: 7 (1506 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014



























INDÍCE
CAPA 1
INDICE 2
A RADIAÇÃO 3
Definição de RadiaçãoDefinição de Radioatividade
Definição de Radioisótopos
Tipos de Radiação Ionizante
Potencial de ionização
RADIOBIOLOGIA 4
Efeitos da radiação em tecidos não irradiados
Exposição à Radiação
Locais afetados pela Radiação

RADÃO E RADIOISÓTOPOS7
Definição de Radão
Radão - 222
Exemplos e aplicações de Radioisótopos
Iodo - 131
Tecnécio - 99









RADIAÇÃO
A radiação é a transmissão de energia através do espaço na forma de ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam a uma velocidade. Esta tem a possibilidade de depositar uma fração da sua energia em qualquer matéria que encontra[1],[2].A radiação pode ser proveniente de átomos com núcleos instáveis que apresentam um desequilíbrio de energia no seu interior. Esta energia pode ser libertada aquando uma alteração no núcleo do átomo (exemplo: perda de um neutrão). Este fenómeno designa-se radioatividade.
Os isótopos são átomos do mesmo elemento que possuem um diferente número de neutrões no seu núcleo. Os protões existentes nonúcleo, devido às suas cargas positivas, repelem-se, havendo assim forças que destabilizam o núcleo mas este é mantido pela energia de ligação entre os protões e os neutrões. Num átomo instável onde o número de neutrões é excessivo, o núcleo liberta um ou mais neutrões para recuperar a estabilidade a nível energético, havendo assim também uma libertação de energia na forma de radiação-radioatividade.Assim um isótopo de átomos radioativos é designado de radioisótopo[3].
A radiação pode ser não-ionizante ou ionizante. A Radiação não-ionizante é caraterizada por não causar ionização, ou seja, não há remoção de eletrões de átomos. Portanto, não existe quebra das ligações químicas das moléculas que dão estrutura à matéria – Radiação de baixa energia. Exemplos deste tipo de radiação são asondas de rádio, microondas, luz visível, entre outras[3]. Pelo contrário, a Radiação ionizante é capaz de remover eletrões de átomos e quebrar ligações químicas, criando iões extremamente reativos. É esta a radiação que é libertada pelos radioisótopos sendo que pode ser libertada em quatro diferentes tipos:
Partículas alfa: consiste numa partícula constituída por dois protões e dois neutrões. Estaé ejetada do núcleo com diferente energia, dependente do elemento. Depois da sua energia ser dissipada através do contacto com matéria como uma ou duas folhas de papel esta partícula torna-se num átomo estável de hélio [3],[4].
Partículas Beta: é um eletrão, negativo ou positivo (positrões), emitido conjuntamente com um neutrino. Propagam-se quase à velocidade da luz e pode penetrar mais de 1cmde madeira[3],[4].
Radiações Gama: não possuem carga elétrica e ocorre quando o núcleo liberta excesso de energia. Este tipo de radiação são fotões (partículas de radiação eletromagnética) com uma velocidade próxima da luz. Estas são muito mais penetrantes do que as partículas betas e alfa[3],[4].
Raios X: ocorre quando um eletrão de uma orbital interior é removido e há o rearranjo eletrónicodo átomo[3],[4].



Estes tipos de radiação ionizante podem ser assim separados consoante o seu potencial de ionização em Low-LET - pouco energética - (raios gama e raio-x) ou em High-LET - muito energética - (partículas alfa e Beta) em que LET é um termo usado em dosimetria que descreve a quantidade de energia de uma partícula ionizante que é transferida para o tecido mole (células)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiação
  • radiação
  • Radiação
  • Radiação
  • Radiação
  • RADIACAO
  • radiação
  • Radiação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!