Radiação não ionizante

Páginas: 8 (1999 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
1- INTRODUÇÃO:
As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua
capacidade de interagir com a matéria, se podem subdividir em:

A. Radiações Ionizantes: as que possuem energia suficiente para ionizar
os átomos e moléculas com as quais interagem, sendo as mais conhecidas:
* raios X e raios gama (radiações eletromagnéticas);
* raios alfa, raios beta, neutrões,protões (radiações corpusculares).

B. Radiações Não Ionizantes: as que não possuem energia suficiente para
ionizar os átomos e as moléculas com as quais interagem, sendo as mais conhecidas:
* luz visível;
* infravermelhos;
* ultravioletas;
* microondas de aquecimento;
* microondas de radiotelecomunicações;
* corrente elétrica.

As radiações que pertencem ao aspectoeletromagnético ocupam aí diferentes posições de acordo com a sua energia e comprimento de onda dada a complexidade deste tema, abordar-se-ão apenas as radiações que têm aplicação na indústria do material eléctrico e electrónico, dando especial ênfase
às aplicações industriais, possíveis efeitos negativos para a saúde.

2-OBJETIVO:
Os estudos sobre problemas de saúde relacionados à radiação nãoionizante ainda são muito superficiais e teóricos, porém há demonstrações de que as microondas podem causar, além de queimaduras, danos ao sistema reprodutor. Existem também estudos sobre danos causados por radiações emitidas por celulares, radiofrequências, e até da rede de distribuição de 60Hz. Todavia, como dito, essas "comprovações" ainda estão no campo teórico.
A comunidade científicaquanto da sociedade em geral pelos efeitos biológicos causados por radiação eletromagnética não ionizante tem crescido há alguns anos. Essas fontes de radiação podem ser de dois tipos:
Emissoras Intencionais e Não-Intencionais.
As intencionais são principalmente antenas de recepção e transmissão de rádio, televisão, instalações de radar, serviços de comunicações móveis e outras que normalmentesituam-se próximas das pessoas e residências submetendo estas às doses de radiação diariamente.
As fontes não intencionais incluem os equipamentos elétricos e eletrônicos de uso comercial e industrial, que podem de alguma maneira irradiar algum tipo de onda eletromagnética, no intervalo de frequência em questão. No entanto diz-se que apenas uma parcela relativamente pequena da população recebe umaexposição significativa desta radiação.

3-DESENVOLVIMENTO:

3.1 RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES

Todas as radiações eletromagnéticas têm uma origem comum a movimentação de cargas elétricas.
Como foram referidas na Introdução, elas variam em frequência, comprimento de onda e nível energético, produzindo assim diferentes efeitos físicos e biológicos.
De todas as radiações não ionizantes, apenasirão referir as Radiações Ultravioleta e infravermelha e o caso específico do Laser, uma vez que são aquelas que habitualmente encontramos na indústria de material elétrico e eletrônico.

4. RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

Na indústria, no que se refere à emissão deste tipo de radiações, temos as operações de soldadura por corte oxiacetilénico e a soldadura por arco elétrico.
O poder de penetração dasradiações ultravioleta é relativamente fraco, pelo que os seus efeitos no organismo humano se restringem essencialmente aos olhos e à pele, nomeadamente:

* inflamação dos tecidos do globo ocular, em especial da córnea e da conjuntiva (a queratoconjuntivite é considerada uma doença profissional nos soldadores); em regra, a profundidade de penetração é maior de acordo com o aumento docomprimento de onda, assim, o cristalino e a retina só poderão ser atingidos em casos extremos;
* queimaduras cutâneas, de incidência e gravidade variáveis, de acordo
também com a pigmentação da pele; os ultravioletas produzem envelhecimento precoce da pele e podem exercer sobre ela, o efeito carcinogênico, em especial nas exposições prolongadas à luz solar;
* foto sensibilização dos tecidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiação ionizantes e não ionizantes
  • radiação ionizante e não ionizante
  • Radiação ionizante e não ionizante
  • Radiação ionizantes e não ionizantes
  • Radiaçao ionizante e não ionizante
  • A radiação (ionizante e não ionizante).
  • Radiaçao ionizante e nao ionizante
  • Radiação Não Ionizante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!