Radiação ionizante, grandezas e proteção

Páginas: 11 (2612 palavras) Publicado: 27 de junho de 2012
Radiações ionizantes


Estudamos principalmente a radiação X, sua produção e sua interação com a matéria. Estudamos também elétrons e um pouco de sua interação com a matéria. Qualquer radiação que tem o poder de ionizar átomos é chamada de radiação ionizante. Existem ainda outros tipos de radiação ionizante.







Radiações ionizantes


Ondas eletromagnéticas:
 

Raios XRaios γ;

– já estudamos como são produzidos;



Radiação corpuscular – partículas:
   

Partículas α; Partículas β; Nêutrons; Prótons.

Qual sua origem?

Decaimento radioativo


Existem alguns átomos que são instáveis. Alguns exemplos são: 60Co, 137Cs, 14C, U. Alguns desses átomos são encontrados na natureza como o 14C, outros não, esses são produzidos em laboratório comoo 60Co. Os átomos podem ser instáveis devido a excesso de prótons ou nêutrons no núcleo, ou apenas excesso de energia.





Decaimento radioativo


Esses átomos emitem radiação para buscar estabilidade. Essa radiação pode ser corpuscular (partículas) ou ondas eletromagnéticas.

Ondas eletromagnéticas ou fótons


Raios γ


São emitidos por um núcleo que está no estadoexcitado e emite esse tipo de radiação em busca da estabilidade.

Radiação corpuscular


Partículas que, principalmente, são emitidas por núcleos instáveis em busca de estabilidade. Algumas dessas partículas podem ser obtidas por outros meios que não decaimento radioativo. São elas:
   



Partículas alfa; Partículas beta; Nêutrons; Prótons.

Partículas alfa


É composta por doisnêutrons e dois prótons, unidos. É dito, também, como sendo um núcleo de hélio. Transfere muita energia por unidade de caminho andado. Tem baixo alcance na matéria.







Partículas beta


Existem dois tipos:


β+ e β-

 

β- são os elétrons. β+ são pósitrons, partículas de mesmas características que os elétrons mas com carga positiva. Não transfere tanta energia porunidade de caminho andado como as partículas α. Têm alcance maior que as partículas α.





Nêutrons


Não interagem por atração elétrica, pois não têm carga elétrica. Transfere grande parte de sua energia para núcleos de hidrogênio (prótons) pois têm a mesma massa.



Prótons


Não se encontra emissores de prótons na natureza. Energeticamente é mais viável a emissão de umapartícula α do que de um próton. Emissores de prótons podem ser produzidos artificialmente.





Penetração das diversas radiações

Papel

Alumínio Chumbo

Concreto

Radiação na natureza


Todos os dias, a todo o instante todos os seres vivos do planeta estão expostos a fontes naturais de radiação. Nós todos também, afinal, somos todos seres vivos! Essa radiação natural nosexpõe de duas formas principais:
 



Externamente – fora do corpo; Internamente – dentro do corpo.

Exposição externa


Principalmente devido a dois fatores:
 

Radiação cósmica; Radiação devido a radionuclídeos naturais.

Radiação cósmica


Devido a partículas e ondas eletromagnéticas que vêm do espaço interestelar e entram na Terra. É composta basicamente de partículasque interagem bastante na atmosfera. Viagens de aviação aumentam a exposição das pessoas. Depende também da latitude terrestre em que nos encontramos – o campo magnético da Terra fornece uma proteção contra essas partículas.





Radionuclídeos naturais
 

Também varia muito de lugar para lugar. Em Guaraparí, são encontrados altos níveis de radiação, devido à presença de areiasmonazíticas (um tipo de areia que possui elementos radioativos como Tório e Urânio). Em alguns lugares dessa cidade os níveis de radiação são até 10x maiores que o “normal”. Em minas de Urânio e Tório também são encontrados níveis mais altos de radiação natural.



Exposição interna


Devido a radionuclídeos que são incorporados ao corpo por inalação ou ingestão. Muitos alimentos possuem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiação Ionizante
  • Radiação ionizante
  • Radiação Ionizante
  • Radiação Ionizante e Não Ionizante
  • Radiação ionizantes e não ionizantes
  • radiação ionizante e não ionizante
  • Radiação ionizante e não ionizante
  • Radiação ionizantes e não ionizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!