Radiação inonizante

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Radiação Ionizante

Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.Pode danificar nossas células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte. A radiação eletromagnética ultravioleta (excluindo a faixa inicial da radiação ultravioleta) ou mais energética é ionizante. Partículas como oselétrons e os prótons que possuam altas energias também são ionizantes. São exemplos de radiação ionizante as partículas alfa, partículas beta (elétrons e protons), os raios gama, raios-x e neutrons.
Quando uma substância ionizável é atingida por esses raios, ela se torna carregada eletricamente. Quando a ionização acontece dentro de uma célula viva, sua estrutura química pode ser modificada. Aexposição à radiação ionizante pode danificar nossas células e afetar o nosso material genético (DNA), causando doenças graves, levando até à morte.



Uso da radiação na medicina
Radiações podem ser usadas para pesquisa, diagnóstico e tratamento na medicina estando todos esses usos sujeitos às regulações governamentais. Nos EUA, esses usos constituem a principal fonte de exposição humana a radiação(US-EPA 2007). Na pesquisa, normalmente usam-se pequenas doses de radiação, na busca de novas formas de diagnosticar e tratar doenças (Health Physics Society 2001). Um dos usos mais comuns, para diagnóstico, são os raios-X; na Rússia 50% da população está sujeita a eles (Pivovarov & Mikhalev 2004), e nos EUA raios-X são utilizados em mais de metade dos diagnósticos de ferimentos físicos (US-EPA2007). Também se destacam a tomografia computadorizada (CT scan) e o uso de radionuclídeos para formação de imagens na medicina nuclear (Health Physics Society 2001). Quando usada para tratamento, o principal destaque é o uso da radioterapia para combate ao câncer; neste caso, os radionuclídeos mais usados são: 131I, 32P, 89Sr e 153Sm; 60Co é usado externamente, como um potente emissor Gamma (HealthPhysics Society 2001). Caso medidas adequadas de segurança sejam adotadas, a contaminação por radionuclídeos em hospitais deve ser mínima. No entanto, Ho & Shearer (1992), ao analisarem a contaminação em sanitários próximos aos laboratórios que utilizam radiação, recomendaram que sejam designados sanitários especiais a pacientes realizando tratamento radioativo, presumivelmente para evitarcontaminação dos outros pacientes.
Tomografia

A tomografia è um metodo de exame radiologico fundamentado no trabalho simultaneo entre um computador de gramde porte e um aprelho de raio-X.Neste método os fótons de raio-x,apos atravessarem a estrutura de um corpo qaulquer,são lidos e quantificados por um conjunto de detectores que levam essas informaçoes ao computador para o processamento e posteriorformaçao da imagem.A principio,esta informação pode parecer um pouco complicada, porem a obtenção de uma radiografia pelo metodo convencional pode ser definida como a leitura,sobre um filme radiografico,dos fotons de raio x,atenuação diferenciada dos feixes,produto da inomogeneidade dos tecidos,sensibilizam os crsitais de prata,disseminados sobre a emulsão fotografica produzindo pontos de maior oumenos tranparencia,resultado de uma maior ou menos taxa de transferencia energetica para o filme.
A obetenção da imagem na TC é similar ao metodo covencional,diferenciando-os apenas na leitura das informaçoes e formas de aquisição.Enquanto no metodo convencional as imagens são colocadas no filme por porjeçao, na tomografia computadorizada a estrutura é decomposta pelos feixes de raios X,Depoislida nos detectores e por fim montada ponto a ponto atraves de calculos matemáticos efetuados pelo computador,que grava-a num disco magnetico para uma posterior visualização e fotodocumentação atraves de um monitor de TV. E essa decomposição ponto a ponto,derivado do movimentodo tubo de raios x em torno do paciente,qie posssibilita a individualização das estruturas contidas de um corte,sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiação
  • Radiação
  • radiação
  • Radiação
  • Radiação
  • Radiação
  • RADIACAO
  • radiação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!