Radiação de corpo negro

Páginas: 13 (3013 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014
SUMÁRIO



1. Max Planck (1858-1947)

Max Karl Ernst Ludwig Planck, cientista alemão nascido em Kiel no dia 23 de abril de 1858, abriu caminho para o que hoje conhecemos como teoria quântica.
Pertencendo a uma família de grande tradição acadêmica, Planck estudou nas Universidades de Munique e Berlim, onde teve aulas com Helmholtz e Kirchhoff, e recebeu seu doutorado, em 1879. Até o contatocom esses dois grandes cientistas, ainda tinha dúvidas entre seguir a carreira musical ou a científica.
Ele foi Professor em Munique de 1880 a 1885, em seguida, Professor Associado de Física Teórica, em Kiel, até 1889. Com a morte de Kirchkoff, assumiu a Cátedra de Física Teórica da Universidade de Berlim (1887), onde foi posteriormente reitor. Permaneceu trabalhando nesta Universidade até suaaposentadoria em 1926. Mais tarde ele se tornou presidente da Sociedade para a Promoção da Ciência Kaiser Wilhelm (hoje Sociedade Max Planck), um posto que ocupou até 1937. A Academia Prussiana de Ciências o nomeou membro em 1894 e Secretário Permanente, em 1912.
Os primeiros trabalhos de Planck foram sobre termodinâmica. Também publicou trabalhos sobre a entropia, termoeletricidade e na teoriadas soluções diluídas.
Um dos buracos que restavam a Planck era a compreensão de um problema conhecido como a radiação de corpo negro. O palavratório sinistro em essência significativa o seguinte: ninguém sabia prever como a luz se comportava quando irradiada de um corpo negro, um objeto que absorve toda a radiação que incide sobre ele (por isso mesmo, seria escuro).
O cientista apresentou suasolução em reunião da Sociedade Alemã de Física em dezembro de 1900. Com a virada do século, chegaria a teoria quântica, que colocaria o mundo dos físicos de pernas para o ar.
Essa descoberta foi determinante para a física atômica, pois fundamentou o modelo atômico de Niels Bohr (1913) e abriu caminho para a teoria de Einstein que explica o efeito fotoelétrico. A introdução do conceito dedescontinuidade contrariou o princípio do filósofo alemão Wilhelm Leibniz, “Natura non facit saltus” (a natureza não dá saltos), que dominava todos os ramos da ciência na época, tornando-se a teoria quântica, na grande revolução que levou à Física Moderna do século XX.
Mesmo sem gostar da ideia, o alemão recebeu o Prêmio Nobel em Física por seu trabalho com a teoria quântica em 1918. Mas, em vez de sercelebrado na Alemanha, o pesquisador começou a ser perseguido com a ascensão dos nazistas. Acusado de defender a “Ciência judia” (na prática, relatividade de Einstein, que tinha origem judaica), ele teve até sua ancestralidade investigada.
Pior que isso, durante a Segunda Guerra Mundial, a casa de Planck foi destruída completamente, e seu filho Erwin foi acusado de envolvimento numa tentativa deassassinar Adolf Hitler em 20 de julho de 1944 (o episódio narrado no filme Operação Valquíria, com Tom Cruise). Ele acabaria morto nas mão da Gestapo em 1945. Sem vontade de viver, Planck morreu dois anos depois. Sua revolução, no entanto, viceja até hoje.
2. Radiação de corpo negro

Ao estudar sobre o espectro eletromagnético, vemos que todo corpo emite ondas eletromagnéticas. O corpo humanoemite ondas que não são visíveis, a radiação infravermelha. Da mesma maneira, uma barra de metal à temperatura ambiente emite luz com frequência menor que a do espectro visível. Porém, quando um pedaço de metal é aquecido num forno, ele se torna incandescente, emitindo luz.
O "problema da radiação de corpo negro" surgiu no fim do século XIX, porque era importante se determinar com precisão atemperatura dos fornos utilizados para derreter metais. Em estudos anteriores sobre óptica, sabia-se que um corpo totalmente negro absorve toda a luz incidente, enquanto um corpo branco não absorve nada, apenas reflete a luz que o atinge. O corpo "negro" tem esse nome porque, nessa teoria, há uma idealização: considera-se que o corpo estudado é capaz de absorver toda a radiação que o atinge.
As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiação de Corpos Negros
  • Radiação do Corpo Negro
  • resumo radiação corpo negro
  • Radiação de um corpo negro
  • Radiação do Corpo negro
  • Radiação de corpo negro e a quantização da energia
  • Corpo Negro
  • Corpo negro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!