Racunho tcc1

7669 palavras 31 páginas
2 BASE TEÓRICA

2.1 VEGETARIANISMO

O vegetariano é aquele adepto de um regime alimentar onde são excluídos todo e qualquer tipo de carne, seja ela de boi, vaca, ovelha, porco, aves, peixes ou frutos do mar. Neste tipo de alimentação também não são incluídos alimentos ou produtos derivados dos animais, tais como: leite, ovo, queijo, iogurte, mel, etc. Anna Kingsford é considerada a mãe do vegetarianismo, escreve diversos livros sobre o vegetarianismo, era médica, mística e escritora. Atuava em prol dos direitos das mulheres. A britânica faleceu cedo, com cerca de 40 anos de idade, devido a constante má saúde que sempre a acompanhou durante toda a vida, dedicou-se a medicina com o objetivo de abrir novos caminhos para o vegetarianismo e outras questões nas quais acreditava. Seu maior intuito fora provar que a dieta vegetariana era a mais adequada ao homem, defendida em sua tese “A Alimentação Vegetal do Homem” de 1.880, abordando quase todos os argumentos utilizados até hoje na defesa do vegetarianismo, como uma dieta que traz benefícios a saúde, bem como trata-se do caminho para aqueles que procuram a purificação da alma. O vegetarianismo é muito mais do que um hábito alimentar é uma filosofia de vida, é uma forma de estar bem consigo mesmo, com seu corpo, estando em harmonia com a natureza. Ao contrário do que muitos pensam a maior dificuldade dos vegetarianos não está no fato de abolir a carne da sua alimentação, mas sim, em viver em uma sociedade que não está adaptada ao vegetarianismo. Esclarece Rodrigues (2005, p. 8) que:

Os benefícios do vegetarianismo têm sido evidentes ao longo de todas as culturas, e uma dieta exclusivamente à base de vegetais tem mantido a população humana desde há milhões de anos atrás. (RODRIGUES, CRISTINA, INTRODUÇÃO AO VEGETARIANISMO, 2005 P.8)

Com o aumento crescente da população, o uso abusivo dos recursos naturais, o vegetarianismo/veganismo é considerado por muitos

Relacionados