racuel de queiroz

548 palavras 3 páginas
RAQUEL DE QUEIROZ
Rachel de Queiroz nasceu, em Fortaleza, no dia 17 de novembro de 1910. Filha de Daniel de Queiroz Lima e Clotilde Franklin de Queiroz, descendente pelo lado materno da família de José de Alencar. Ainda muito pequena ela teve que fugir de Fortaleza para o Rio de Janeiro, por causa da seca, o que foi o tema do seu primeiro livro, “O Quinze”.
A romancista se formou professora no Colégio Imaculada Conceição em 1925. Estreou no jornalismo em 1927, no Jornal "O Ceará", com o pseudônimo de Rita de Queluz, publicando uma carta ironizando o concurso Rainha dos Estudantes. Escreveu poemas modernistas, e crônicas. No final de 1930, com vinte anos apenas, através da publicação do romance "O Quinze", ela entrou na vida literária do país.
Principais prêmios recebidos por Raquel: Prêmio Fundação Graça Aranha para O quinze, 1930
Prêmio Sociedade Felipe d' Oliveira para As Três Marias, 1939
Prêmio Saci, de O Estado de São Paulo, para Lampião, 1954
Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de obra, 1957
Entre outros.
Principais livro de Raquel:
O quinze, romance (1930)
João Miguel, romance (1932)
As Três Marias, romance (1939)
O menino mágico, infanto-juvenil (1969)
Dôra, Doralina, romance (1975)
Memorial de Maria Moura, romance (1992)
Entre outras.
Raquel de Queiroz foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira nº 5, em 4 de agosto de 1977. A romancista faleceu em sua casa no Rio de Janeiro, de um ataque cardíaco, no dia 4 de novembro de 2003, com 92 anos.
Grupo: Cleyton, Débora Amanda, Ewelyn, Gleibson, José Matheus e Larissa
RAQUEL DE QUEIROZ
Rachel de Queiroz nasceu, em Fortaleza, no dia 17 de novembro de 1910. Filha de Daniel de Queiroz Lima e Clotilde Franklin de Queiroz, descendente pelo lado materno da família de José de Alencar. Ainda muito pequena ela teve que fugir de Fortaleza para o Rio de Janeiro, por causa da seca, o que foi o tema do seu primeiro livro,

Relacionados