RacismoNoFutebol

Páginas: 3 (593 palavras) Publicado: 26 de junho de 2015
 "Racismo" no Futebol Brasileiro

O termo "Racismo no Futebol", pode ser compreendido como qualquer prática racista de xingamentos ou algumtipo de sinal realizado em campo durante alguma partida ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos atletas diretos da partida.
No Brasil, nas origens da sociedade colonial, o nosso paísficou marcado pela questão do racismo e, especificamente, pela exclusão dos negros. A escravidão africana, mesmo sendo justificada por preceitos de ordem religiosa, perpetuou a idéia de que pessoascom a pele mais clara são melhores que pessoas com a pele mais escura. Existem estudiosos que defendem a idéia de que o Brasil é uma sociedade sem “linha de cor”, ou seja, uma sociedade sem barreiraslegais que impedissem a ascensão social de pessoas de cor a cargos oficiais ou a posições de riqueza ou prestígio. Porém, mais que uma simples herança de nosso passado, essa problemática racial toca onosso dia a dia de diferentes formas. Em nossa cultura poderíamos enumerar o vasto número de piadas e termos que mostram como a distinção racial é algo corrente em nosso cotidiano.
O futeboltem sido um grande e importante difundidor desse polemico assunto devido a sua popularidade no Brasil e no mundo. Porém, esse assunto ainda é de certa forma bastante confuso para grande parte dasociedade. Visto que os termos "racismo" e "injuria racial" são parecidos. O crime de racismo em si, previsto na Lei 7.716/89, implica em conduta discriminatória dirigida a um determinado grupo oucoletividade, ou seja, ocorre quando as ofensas atingirem toda uma “raça”, etnia, religião ou origem, onde não há como determinar o número de vítimas ofendidas, como por exemplo, não permitir a entrada denegros em determinado estabelecimento. Este crime, é diferente do de injuria racial, que está tipificada no artigo 140, § 3º do Código Penal Brasileiro e consiste em ofender a honra de alguém com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!