Racismo

Páginas: 12 (2834 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com objetivo de mostrar que durante toda a história desde a abolição da escravatura observa-se vários casos de racismo no Brasil. Para isso foi realizando um pequeno relato sobre a história do racismo desde o tempo da abolição da escravatura, falando um pouco sobre quem era Gilberto Freyre e como ele defendia o mito democracia racial, e comoAbdias Nascimento e Florestan Fernandes criticam esta tese de Freyre. Abordamos também sobre a história do racismo no futebol, relatando sobre casos de racismo durante várias partidas de futebol ao longo do século até os dias de hoje.


2 - O RACISMO NO BRASIL

O racismo no Brasil tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata imposta pelos colonizadores portugueses. Umapesquisa publicada em 2011, indica que 63,7% dos brasileiros consideram que a raça interfere na qualidade de vida dos cidadãos. Para a maioria dos 15 mil entrevistados, a diferença entre a vida dos brancos e de não-brancos é evidente no trabalho (71%), em questões relacionadas à justiça e à polícia (68,3%) e em relações sociais (65%). O termo apartheid social tem sido utilizado para descrever diversosaspectos da desigualdade econômica, entre outros no Brasil, traçando um paralelo com a separação de brancos e negros na sociedade sul-africana, sob o regime do apartheid.
O resultado da pesquisa, elaborada em 2008, não é exatamente uma surpresa em um país onde, apesar de ser apenas metade da população brasileira, os negros elegeram pouco mais do que 8% dos 513 representantes escolhidos na últimaeleição. Além disso, o salário de um homem branco no Brasil é, em média, 46% superior em relação ao de um homem negro, o que também pode ser explicado pela diferença de educação entre esses dois grupos.


2.1 - História do Racismo no Brasil

No século XIX, a escravidão dos negros foi abolida no país. No entanto, após sua libertação, aos escravos negros e aos seus filhos foram negadosquaisquer direitos, terra, escola, moradia, água e eletricidade. []Após a escravidão negra, o governo apoiou uma política de "branqueamento" da população, e muitos imigrantes europeus e árabes estabeleceram-se em terras brasileiras. O resultado desta política é que hoje o Brasil tem a terceira maior população branca do mundo, depois apenas dos Estados Unidos e da Rússia.
De acordo com Maria Helena AlvesMoreira, no início do século XX as desigualdades entre ricos e pobres foram exacerbadas pelo tratamento diferenciado dos migrantes urbanos durante e após a Grande Depressão, quando os migrantes internos, que eram principalmente descendentes de ameríndios ou escravos africanos, não receberam ajuda do governo ou treinamento na adaptação aos grandes centros urbanos, e, portanto, foram empurradospara uma espécie de "apartheid social", forçados a viver em favelas e empregar-se em postos de trabalho desagradáveis e serviços que os brancos evitavam. Por outro lado, os imigrantes europeus, árabes e japoneses foram diretamente assistidos por vários programas de governo, bem como outros benefícios


3 - DEMOCRACIA RACIAL

Democracia Racial é um conceito relacionado às diferentes etnias e àforma como elas interagem. A chamada democracia racial sugere que uma nação apresenta condições de igualdade entre as diferentes culturas, numa sociedade livre de racismo e discriminação racial.
O Brasil é visto como um país onde a democracia racial prevalece em razão da grande diversidade do povo e da cultura do país, mas sabemos que o Brasil, apesar dos avanços nas políticas públicas que buscamigualdade racial, ainda apresenta preconceito racial e marginalização racial. A democracia racial plena é baseada na harmonia, na tolerância racial e na ausência de preconceito e discriminação racial.
O Mito da democracia racial é a ideia de que haveria no Brasil, ao contrário de outros países como África do Sul e Estados Unidos, uma convivência pacífica das etnias, e que todos teriam chances...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • racismo
  • racismo
  • Racismo
  • Racismo
  • racismo
  • Racismo
  • Racismo
  • Racismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!