Racismo, xenofobia e suas abrangências culturais.

Páginas: 4 (946 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
RACISMO, XENOFOBIA E SUAS ABRANGÊNCIAS CULTURAIS.
Trabalho bimestral realizado para a disciplina de Homem e Sociedade que aborda os temas Racismo e Xenofobia, baseando- se na matéria produzida pelojornal G1 Globo no dia 19/02/2013 observamos que a noticia intitulada como “Professor é denunciado por racismo e xenofobia contra estudante da UFMA” mostra que a diversidade cultural proveniente depreconceitos ainda afeta significativamente a vida de uma minoria social. A partir daí, podemos abranger temas como determinismo biológico e geográfico.
O tema escolhido mostra o preconceito sofridopor pessoas que são naturais de um país ou cidade, e possuem culturas diferentes da qual a sociedade dominante repudia e também do racismo contra negros. O trabalho aborda os temas citados de uma formaabrangente, falando sobre a origem desses preconceitos, e ilustrando os frutos de uma diversidade cultural ainda dominante nos dias atuais.
Na matéria jornalística citada, o professor Clóvis Saraivaque leciona na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi acusado de racismo e xenofobia pelo Ministério Público Federal. A vítima foi um estudante do curso de engenharia química, o nigerianoNuhuAyuba. O jovem diz que o professor lhe perguntava “com quantas onças ele já tinha brigado lá na África”, dentre outras situações relatadas por outros alunos como: “Se você não sabe, pode voltar para aÁfrica de navio negreiro”. – (site G1. globo.com).
Não é de hoje que somos testemunhas de várias histórias sobre preconceitos contra raças e origens de determinados lugares ou países. O racismo provémde uma diversidade cultural onde ainda há vestígios de uma escravidão de séculos passados. Com a ideia de que os negros eram uma raça “inferior”, os colonos europeus passaram a aplicar adiscriminação racial no século XIX com o intuito de assegurar seus direitos. Com a expansão espanhola e portuguesa na América do sul, surgiu a ideologia religiosa de que os índios não eram seres humanos, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Racismo e Xenofobia
  • Racismo e Xenofobia
  • Xenofobia e Racismo
  • Racismo e Xenofobia
  • Racismo e Xenofobia
  • Racismo e Xenofobia
  • Racismo e Xenofobia
  • Racismo e xenofobia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!