Racismo segundo Antropologia

Páginas: 3 (645 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


VIDEO: RACISMO NO BRASIL: PRETO NO BRANCO, NEM TUDO É O QUE PARECE – Canal Futura.

TEXTO: RACISMO EM UMA VISÃO ANTROPOLÓGICAO RACISMO QUE ATÉ HOJE NOS RONDA



A abolição da escravatura deu-se em 13 de maio de 1888. Data em que toda a divisão que havia na sociedade, separando brancos e negros, deveriater acabado. Deveria por que? Simplesmente, porque o que vemos até hoje, século XXI, são pessoas enraizadas por este sentimento preconceituoso.
Apesar de grandes avanços no que diz respeito aoassunto racismo, como por exemplo o Movimento Negro, seríamos hipócritas se disséssemos que no Brasil, um país representado pela sua mescla de “cores”, não há mais racismo.
Muitas são as garantias dadaspela própria lei brasileira a respeito da liberdade, direito à todos independente de cor, raça, posição social. A Declaração dos Direitos Humanos defende que todos os seres humanos podem invocar osdireitos e as liberdades: “sem distinção alguma de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualqueroutra situação”.
Pois bem, o que vemos na realidade, como mostra o material utilizado como base, é uma realidade completamente diferente. Ainda hoje, a parcela de negros que tem acesso a educação dequalidade, que frequenta uma universidade ou que faz parte de uma classe social chamada A ainda é muito pequeno.
O negro ainda é visto pela sociedade como o marginalizado, aquele que está a quemdo todo. E toda esta realidade acaba criando um escudo, mesmo que inconsciente, nas pessoas negras, fazendo que elas se afastem e se coloquem muitas vezes na posição de rejeitado.
Indo além do que émostrado no material de apoio existem estudos que comprovam que nossos ancestrais eram negros. E mesmo assim, o que vemos é uma ânsia social que busca afastar qualquer proximidade com esta “raça”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia e Racismo
  • Racismo Antropologia
  • O Racismo segundo a perspectiva de Kant
  • Antropologia segundo o filme A Missa o
  • Identidade cultural segundo a antropologia
  • Antropologia segundo geertz, marshal shalins e margareth mead
  • Noção de alteridade nos 5 marcos históricos da antropologia, segundo laplantine
  • Racismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!