Racismo no Brasil

Páginas: 9 (2142 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2014
Colégio de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio Angelus





Dossiê sobre o Racismo no Brasil
















Fortaleza
Junho/2014






Origens

Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas. Pode ser contra negros,asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.

A história do racismo no Brasil pode ser contada a partir da chegada da
frota portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral, pela maneira com que
os nativos do território brasileiro, denominados índios,foram relatados na Carta
de Pero Vaz de Caminha, de 1 de maio de 1500. Primeiramente, a frase: “Eram
pardos todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas.” Revela a “não-branquitude” dos índios, diante da branquitude dos portugueses e também a constatação de que a falta de roupas lhes mostravam “vergonhas”
advinha da normativa moral de ideologia católica cristã.

Os negrosforam trazidos ao Brasil para servirem de escravos nos engenhos de cana-de-açúcar, devido às dificuldades da escravização dos ameríndios, os primeiros habitantes brasileiros do qual se tem relato.
A Igreja Católica era contra a predação dos ameríndios, pois queria catequizá-los, assim obteriam novos adeptos a religião católica, já que a Europa passava por uma reforma religiosa em alguns paísesonde surgiam novas religiões. A mesma Igreja também se mostrou vivamente contrária à escravidão tanto de negros quanto de índios. Um mito nascido nessa época conta que os negros não tinham alma.
Durante o século XX, os negros brasileiros ainda enfrentaram muitas dificuldades para superarem as discriminações no mercado de trabalho e na sociedade em geral. Mesmo com o reconhecimento da igualdadeformal perante a lei, na prática os negros não conseguiam facilmente as mesmas posições que os brancos, principalmente no plano econômico.
No Brasil os negros foram vítimas do "apartheid social" que sempre sufocou o país, estabelecendo um grande distanciamento entre ricos e pobres, além disso, o racismo no Brasil continuou ocorrendo de maneira velada no meio social nas últimas décadas do século XX.Mesmo após a promulgação da Constituição de 1988, que considera o racismo como "crime inafiançável e imprescritível", ainda se liam anúncios de empregos em jornais procurando pessoas de "boa aparência" o que, na realidade, significa uma recusa quanto à contratação de negros.


Naturalização


O racismo ainda permeia toda a cultura brasileira, mesmo quando não notámos sua ocorrência, não épossível entender a formação da sociedade brasileira sem levar em conta a discriminação racial.
A diversidade cultural e racial do Brasil é uma das maiores do mundo e um dos nossos maiores tesouros. Temos colônias de alemães, italianos, japoneses e de várias outras nacionalidades. Temos influências de diversas etnias africanas, europeias e indígenas. Mas, infelizmente, ainda não conseguimos chegara uma verdadeira igualdade social.
A naturalização da discriminação, é algo com o que o magistrado deve estar atento. Penas alternativas e outros benefícios legais são proporcionalmente menos concedidos para condenados negros e essa população é proporcionalmente maior nas prisões. O racismo é um velho conhecido no Brasil, mas muitos, inclusive juízes, tendem a ignorá-lo ou considerá-lo umproblema menor. Os estudiosos apresentam outros dados alarmantes, como o fato do número de homicídios estar em queda no Brasil, mas ainda crescendo entre jovens negros.
A desigualdade social do país – fator apontado por muitos como a verdadeira causa da discriminação – é muito próxima à racial. “O Brasil foi um dos países que mais cresceu economicamente no século XX, mas continuou sendo um dos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O racismo no Brasil.
  • O racismo no brasil
  • Racismo no Brasil
  • Racismo no brasil
  • Racismo no Brasil
  • Racismo no brasil
  • racismo no Brasil
  • racismo no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!