Racionalismo socrático

Páginas: 5 (1116 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2012
O Racionalismo Socrático

O Racionalismo defende o sistema da realidade como racional, ou seja é conhecido por meio da Razão. Em nosso dia-a-dia, a palavra razão aparece em diversas situações e momentos diferentes, podendo até mesmo significar aspectos diferentes. Mas razão é a capacidade Mental que o homem possui para conhecer as coisas.
O método socrático consiste em uma técnica deinvestigação filosófica feita em diálogo que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Para isso ele faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinirtais valores, aprendendo a pensar por si mesmo.
Tal técnica deve seu nome "socrático" a Sócrates, o filósofo grego do século V a.C., que teria sido o primeiro a utilizá-la. O filósofo não deixou nenhuma obra escrita, mas seus diálogos nos foram transmitidos por seu discípulo Platão. Nesses textos Sócrates, utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica (levar ou induzir uma pessoa, por elaprópria, ou seja, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou à solução de sua dúvida) e pela ironia, levava o seu interlocutor a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar à conclusão de que o seu conhecimento é limitado.
Portanto do Racionalismo Socrático não foi nada mais do que o uso da razão, a capacidade mental de se pensar, descobrir valores, fazer com que a sociedade pensepor si mesmo e conheça novas coisas.

Relativismo dos Sofistas

O relativismo é uma postura de interpretação da realidade que sugere que tudo deve ser encarado segundo o conceito da relatividade, ou seja, a percepção de determinado fenômeno está condicionada à realidade do interlocutor, e não poderia, portanto, ser tomada como uma conclusão válida no plano geral, e sim apenas no planoparticular. Em outras palavras, a verdade no relativismo é aquilo que eu percebo como verdade, independentemente da opinião alheia ou das conclusões obtidas pelos outros. O que é verdade para mim pode não ser verdade para o outro, mas isso não importa. E, assim como eu não pretendo impor meu conceito de verdade a ninguém, também não aceito que ninguém me apresente ou imponha outra interpretação da verdade.Uma espécie de “cada um na sua” filosófico.
Etimologicamente, o termo sofista significa sábio, entretanto, com o decorrer do tempo, ganhou o sentido de impostor, devido, sobretudo, às críticas de Platão.
Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Levando em consideração os interesses dos alunos, davam aulas de eloquência esagacidade mental, ou seja, tinham fácil oratórias e eram astuciosos. Ensinavam conhecimentos úteis para o sucesso dos negócios públicos e privados.
As lições sofísticas tinham como objetivo o desenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade de discursos primorosos, porém, vazios de conteúdo. Eles transmitiam todo um jogo de palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte deconvencer as pessoas, driblando as teses dos adversários.
O momento histórico vivido pela civilização grega favoreceu o desenvolvimento desse tipo de atividade praticada pelos sofistas. Era uma época de lutas políticas e intenso conflito de opiniões nas assembleias democráticas. Por isso, os cidadãos mais ambiciosos sentiam a necessidade de aprender a arte de argumentar em público para, manipulandoas assembleias, fazerem prevalecer seus interesses individuais e de classe.
O Relativismo dos sofistas foi um movimento onde os sábios professores viajantes, transmitiam seus conhecimentos para que seus próprios interesses continuassem crescendo. Eles tentavam derrubar os ensinamentos filosóficos, ensinavam aos jovens técnicas de persuasão para lutar pela sua opinião e telas atendida.
ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • racionalismo
  • racionalismo
  • Racionalismo
  • Racionalismo
  • Racionalismo
  • o racionalismo
  • Racionalismo
  • Racionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!