Racionalidade Econômica.

Páginas: 2 (319 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Racionalidade Econômica.
O eixo central desta teoria baseia-se em uma visão do consumidor apoiada na Racionalidade Econômica, isto é, o comportamento do consumidor obedece a um padrão egoísta emaximizador, cujas escolhas de consumo são pautadas por uma busca do maior benefício (prazer ou satisfação) ao menor custo possível (desconforto ou sofrimento).
Segundo Holliday; Scmidheiny e Watts,2002, as idéias que norteiam a racionalidade econômica visam promover uma boa qualidade de vida aos cidadãos, que é disponibilizada por meio da capacidade produtiva das empresas e da organização dosindivíduos na sociedade.
O ambientalista cético Lomborg (2002) justifica que, no mundo inteiro, as tecnologias inovadoras promovem um melhor gerenciamento dos recursos naturais, o manejo inteligentedos recursos hídricos, opções de fontes de energias alternativas, promovendo aumento da qualidade e da expectativa de vida, como conseqüência, as economias crescem, a pobreza diminui e há um aumento daprodução de alimentos.
O consumo, para os economistas, representa um processo de satisfação de necessidades individuais.
A racionalidade econômica vigente conduz a uma situação de antropocentrismo– em que o homem sente-se superior à natureza. Para Stern (2000), o desenvolvimento econômico sempre atribuiu um significado secundário ao comportamento humano frente ao ambiente, em uma visãoantropocêntrica e individualista de que o homem poderia enfrentar e dominar a natureza. Todavia, pode-se inferir que, na realidade, não é o homem que domina a natureza, mas sim, esta racionalidade econômicavigente o 7 subordinou ao consumo, tornando-o dependente desta relação de trocas. Neste sentido, faz-se necessário entender os antecedentes da cultura e da sociedade de consumo contemporânea, bem comopensar em formas de mudança destes paradigmas.
A Hyundai destaca nos seus anúncios os aspectos que relacionam a qualidade com o preço do produto, comparando com outras marcas de características...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microeconomia
  • Racionalidade econômica e estrutura social – contribuições de pierre bourdieu e mark granovetter
  • Resumo pós –globalização, administração e racionalidade economica: a síndrome do avestruz / omar aktouf
  • Racionalidade
  • racionalidades
  • Racionalidade
  • Racionalidade
  • Racionalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!