Raciocínio lógico

Páginas: 16 (3801 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
Lógica significa pensamento, idéia e argumento de cunho matemático fortemente ligado à Filosofia. Já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser alcançada. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento dopensar. A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si. Ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Podemos, então, dizer que a lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos através da apresentação de evidências que a sustentam. O principal organizador da lógica clássica foiAristóteles com sua obra chamada Organaon. Ele divide a lógica em formal e material.
Um sistema lógico é um conjunto de axiomas¹ e regras de inferência que visam representar formalmente o raciocínio válido. Diferentes sistemas de lógica formal foram construídos ao longo do tempo quer no âmbito escrito da Lógica Teórica, quer em aplicações práticas na computação e em Inteligência artificial.
Normalmente alógica é também a designação para o estudo de sistemas prescritivos de raciocínio, ou seja, sistemas que definem como se "deveria" realmente pensar para não errar, usando a razão, dedutivamente e indutivamente. A forma como as pessoas realmente raciocinam é estudado nas outras áreas, como na psicologia cognitiva.
Como ciência, a lógica revela a estrutura de declaração e argumento para elaborarfórmulas através das quais estes podem ser codificados. Implícita no estudo da lógica está a compreensão do que gera um bom argumento e de quais argumentos são falaciosos².
A lógica filosófica lida com descrições formais da linguagem natural. A maioria dos filósofos assume que a maior parte do raciocínio "normal" pode ser capturada pela lógica, desde que se seja capaz de encontrar o método certopara traduzir a linguagem corrente para essa lógica.
Em resumo temos o conceito de que:
(...) a lógica é a disciplina que trata das formas de pensamento, da linguagem descritiva do pensamento, das leis da argumentação e raciocínios corretos, dos métodos e dos princípios que regem o pensamento humano. Portanto, não se trata somente de uma arte, mas também de uma ciência. É uma ciência porquepossui um objeto definido: as formas de pensamento. (Bastos et. al., 1991)

“O estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados, para distinguir o raciocínio correto do incorreto.” (Copi, 1978)

1. Na lógica tradicional, um axioma ou postulado é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para aconstrução ou aceitação de uma teoria.
2. adj. Que contém falácia; enganoso.
Fazer uma busca pelo estudo da lógica requer um alto nível de pesquisa e referencias sobre o pensamento humano, já que a ciência e a forma mental estão ligadas por dependências de forma e técnica. Podemos resumidamente dividir a Lógica em três principais fases que caracterizam a ‘evolução’ de sua forma, são elas:

. Formaclássica antiga ou lógica grega antiga: também conhecida como lógica aristotélica, foi desenvolvida por aquele que a nomeia (Aristóteles). Ele foi quem primeiro desenvolveu o estudo formal do raciocínio, criando dois princípios centrais dessa lógica, a Lei da não contradição e a Lei do terceiro excluído.
-Lei da não contradição: diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmotempo.
-Lei do terceiro excluído: diz que qualquer afirmação da forma “P OU NÃO-P” é verdadeira. Para este princípio devemos ser cuidadosos para que não se confunda com o princípio de bivalência, o princípio segundo qual toda proposição, ela ou sua negação, é verdadeira.
. Lógica formal: conhecida também como lógica simbólica, aplica-se basicamente junto a estrutura do raciocínio. Lida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • raciocinio logico
  • Raciocínio lógico
  • raciocinio lógico
  • raciocínio lógico
  • raciocinio logico
  • Raciocínio Lógico
  • Raciocínio lógico
  • Raciocinio logico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!