racas

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
O autor inicia o texto estabelecendo o conceito etmológico de raça, que significa sorte, categoria, espécie. Afirmandoque, como a maioria dos conceitos, o de raça tem seu campo semântico e uma dimensão temporal e especial. No latim medieval, o conceito de raça designava descendência, linhagem, um grupo de pessoas comancestral em comum. A palavra foi usada pela primeira vez em 1684, quando ofrânces François Bernier empregou o termo raça para classificar a diversidade humana em grupos fisicamente contrastados,denominados raças. Nos séculos XVI-XVII o conceito de raça passa a atuar nas relações entre classes sociais.
Segundo o autor, “o conceito de raças “puras” foi transportado da Botânica e da Zoologiapara legitimar as relações de dominação e de sujeição entre classes sociais (Nobreza ePlebe), sem que houvessem diferenças morfo-biológicas notáveis entre os indivíduos pertencentes a ambas as classes.”A conquista da América e das Índias colocou em cheque os conceitos de humanidada até então estabelecidos. Quem eram aqueles que viviam nas novas terras e divergiam da população européia? Osameríndios, negros, melanésios eram humanos, ou apenas animais?
Inicialmente, critériosteológicos foram usados para justificar a “superioridade” branca, extraindo-se textos das bíblia. Quando o teocentrismodeu espaço ao etnocentrismo, argumentos de ordem biológica foram utilizados para legitimar a suposta superioridade branco sobre as demais “raças”.O autor inicia o texto estabelecendo o conceito etmológico de raça, que significa sorte, categoria, espécie. Afirmandoque, como a maioria dosconceitos, o de raça tem seu campo semântico e uma dimensão temporal e especial. No latim medieval, o conceito de raça designava descendência, linhagem, um grupo de pessoas comancestral em comum. A palavra foi usada pela primeira vez em 1684, quando o frânces François Bernier empregou o termo raça para classificar a diversidade humana em grupos fisicamente contrastados,denominados raças. Nosséculos XVI-XVII o conceito de raça passa a atuar nas relações entre classes sociais.
Segundo o autor, “o conceito de raças “puras” foi transportado da Botânica e da Zoologiapara legitimar as relações de dominação e de sujeição entre classes sociais (Nobreza e Plebe), sem que houvessem diferenças morfo-biológicas notáveis entre os indivíduos pertencentes a ambas as classes.”A conquista da América e dasÍndias colocou em cheque os conceitos de humanidada até então estabelecidos. Quem eram aqueles que viviam nas novas terras e divergiam da população européia? Osameríndios, negros, melanésios eram humanos, ou apenas animais?
Inicialmente, critérios teológicos foram usados para justificar a “superioridade” branca, extraindo-se textos das bíblia. Quando o teocentrismodeu espaço ao etnocentrismo,argumentos de ordem biológica foram utilizados para legitimar a suposta superioridade branco sobre as demais “raças”.O autor inicia o texto estabelecendo o conceito etmológico de raça, que significa sorte, categoria, espécie. Afirmandoque, como a maioria dos conceitos, o de raça tem seu campo semântico e uma dimensão temporal e especial. No latim medieval, o conceito de raça designava descendência,linhagem, um grupo de pessoas comancestral em comum. A palavra foi usada pela primeira vez em 1684, quando o frânces François Bernier empregou o termo raça para classificar a diversidade humana em grupos fisicamente contrastados,denominados raças. Nos séculos XVI-XVII o conceito de raça passa a atuar nas relações entre classes sociais.
Segundo o autor, “o conceito de raças “puras” foi transportadoda Botânica e da Zoologiapara legitimar as relações de dominação e de sujeição entre classes sociais (Nobreza e Plebe), sem que houvessem diferenças morfo-biológicas notáveis entre os indivíduos pertencentes a ambas as classes.”A conquista da América e das Índias colocou em cheque os conceitos de humanidada até então estabelecidos. Quem eram aqueles que viviam nas novas terras e divergiam da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raças
  • racas
  • raça
  • raça
  • raça
  • Racas
  • raça
  • Raças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!