Raízes do Brasil

Páginas: 9 (2100 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
RAÍZES DO BRASIL
Sérgio Buarque de Holanda                                              Arthur Fontgaland, Arthur Souza, Felipe Flites
A obra intitulada Raízes do Brasil, de Sério Buarque de Holanda, compõe um dos grandes clássicos do pensamento político brasileiro. Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) foi bacharel em Direito pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) e professor-assistente dacadeira de História Moderna e Contemporânea, lecionando também literatura comparada na Universidade do Distrito Federal (1930-1939). Assumiu a vida de professor (1946-1952) de História Econômica do Brasil, na Escola de Sociologia e Política, e fez algumas conferências na Sorbonne. Lecionou a disciplina de Estudos Brasileiros da Universidade de Roma (1952-1954) e conquistou a cadeira de História daCivilização Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em 1958. Foi o primeiro diretor do IEB-Instituto de Estudos Brasileiros, eleito em 1962 e no ano de 1969, aposentou-se do cargo de catedrático da Universidade de São Paulo. Vale ressaltar suas grandes obras: "Raízes do Brasil" (1936), "Cobra de Vidro" (1944), "Caminhos e Fronteiras" (1957) e "Visão do Paraíso"(1959).
A primeira publicação de Raízes do Brasil ocorreu em 1936. A década de trinta foi caracterizada pelo movimento getulista, expansão comunista, ascensão do totalitarismo e pela Revolta Constitucionalista, um movimento armado ocorrido em 1932 na cidade de São Paulo que visava o fim do governo provisório de Getúlio Vargas culminando em uma nova Constituição. Quando Sérgio Buarque é preso em 1932por defender São Paulo nessa questão constitucional, passa a dar maior interesse à história do que à ficção e a poesia. Na verdade, tanto Sérgio Buarque de Holanda quando Gilberto Freire tinham como traços característicos tendências literárias e artísticas na linguagem utilizada que permeavam o sentido histórico e cientifico de suas obras. Essas características também compõem o discurso de Raízesdo Brasil, contudo sua estadia na Alemanha influenciou suas ideias, sobretudo as preconizações de Max Weber. É possível detectar no livro a tipologia weberiana, recurso utilizado para auxiliar na compreensão acerca dos homens e dos conjuntos sociais na figura do trabalhador e do aventureiro, do semeador e do ladrilhador bem como no tão destacado homem cordial.
A obra também é um reflexo do anoanterior à sua publicação cujas séries de medidas governamentais foram criadas a fim de atender as demandas das classes populares em ascensão na época que, assim como o autor, se posicionaram contra as oligarquias e a favor de uma renovação nacional. O rompimento com a exaltação de um liberalismo emancipador a partir de uma delegação de autonomia às massas permeia a crítica do livro fruto dessatendência pós-depressão de 1929.
Em "Raízes do Brasil" o autor apresenta sofisticadas análises e críticas à concepção de uma identidade nacional estática e cristalizada negando as posições tradicionais presentes até então. Os posicionamentos encontrados ao longo do texto se preocupam em menor grau em consolidar teorias e se atêm a, principalmente, discorrer sobre a falta de equilíbrio presente naselites dirigentes, desestruturação do Estado e da sociedade brasileira. Sociedade esta forjada por contradições e construída por meio de uma importação ideológica, dependente e claro, elitista.
Dessa forma fica exposto o traço nacionalista presente na obra, a começar pela exposição das características comuns aos ibéricos que foram transportadas para o Brasil. Assim, o autor analisa a PenínsulaIbérica salientando aspectos de Portugal e Espanha como posição geográfica nas fronteiras da Europa, intermediárias entre a Europa e a África, uma posição limítrofe que situará a cultura ibérica mais distante do “europeísmo”, para então demonstrar que ali estão as origens do personalismo que caracteriza a falta de coesão e a frouxidão das instituições.
Segundo o autor, o personalismo é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • raizes do brasil
  • Raízes do brasil
  • Raízes do Brasil
  • Raízes do brasil
  • Raízes do brasil
  • Raízes do brasil
  • Raizes do brasil
  • Raizes do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!