Raça e desigualdade

Páginas: 3 (628 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
Estudos recentes, acerca das relações raciais no Brasil, mostram que a população não - branca tem sido sistematicamente excluída da sociedade brasileira ao longo da história. Isto significa dizerque, apesar do Brasil ser visto como um país modelo de democracia racial, a literatura recente sobre as desigualdades raciais demonstra um continuo processo de exclusão dos não-brancos em diversasesferas. Nos termos de Carlos Hasenbalg, um “processo de acumulação de desvantagens” (HASENBALG, 1979).
Analiticamente, se não ocorre à existência de raças no sentido biológico, contudo pode-se afirmar aexistência de raça na realidade social, como maneiras de classificar e orientar as ações humanas.
A raça é uma construção social mutável através do tempo e entre os contextos sociais, sustentada poruma ideologia racial. Contudo, o importante é o fato de que no contexto brasileiro a classificação racial se apóia tanto na aparência (características fenotípicas), na ascendência, quanto no statussócio-econômico da pessoa. No Brasil, de forma distinta da classificação baseada exclusivamente em regras de descendência e por um sistema rígido e dicotômico - a classificação racial é fluida e variável,pois a combinação fenotípica com o status sócio-econômico pode “embranquecer” ou “escurecer” o individuo, isto é, negro rico pode ser considerado branco, e branco pobre pode ser considerado negro. Emtermos de miscigenação, a mistura racial tende a embranquecer a população brasileira.
Assim, a cor seria apenas um dos elementos de que se lança mão na construção social das relações raciais. Edevido à complexidade do processo de classificação racial no Brasil é preciso atentar, para a situação social específica em que ele se desenrola e que lhe confere significado. A percepção social da cor ea escolha e/ou atribuição de categorias de cor é uma operação complexa que envolve não apenas uma apreensão de características fenotípicas, aqui imbuídas de valor e carregadas de significado, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desigualdade de raça
  • Desigualdade degênero e raça
  • DESIGUALDADES DE RAÇA E ETNIA
  • Desigualdade social entre raças e classe
  • desigualdade de genero raça e etnia
  • Raça ou classe? Sobre a desigualdade brasileira
  • A desigualdade social entre raças e os direitos humanos
  • PORTFÓLIO DE DESIGUALDADES DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!