r5etjhuetjtj

733 palavras 3 páginas
O termo “ciclópico” teve origem na Grécia antiga, onde foram erguidos fortes com blocos de pedra gigantes – colocados uns sobre os outros, sem argamassa. O emprego de grandes rochas reduzia o número de juntas e, consequentemente, os pontos fracos da alvenaria. Os gregos acreditavam que somente criaturas místicas conhecidas como ciclópicos, seres gigantes de um olho só, poderiam ser fortes o suficiente para manipular grandes blocos.
Atualmente, esta técnica ainda é utilizada, porém o tamanho das rochas foi reduzido e o concreto adicionado na composição. As aplicações do concreto ciclópico são diversas, sendo normalmente usado em fundações, muros de arrimo, barragens e outras estruturas. Embora a tecnologia de concreto avançasse um pouco desde aqueles dias remotos, ele ainda é usado em projetos de construção modernos - a partir de bases para montagens de telescópios gigantes, a centrais nucleares, para arranha-céus em Manhattan e Tóquio, a garagem e pátio pavimentos, estradas e dormentes, protetores da costa contra a ação das ondas, as paredes da barragem.
Basicamente, trata-se da incorporação do concreto convencional com a adição de pedra de mão, também conhecida como matacão ou pedra marroada. Esta é uma rocha bruta de granulometria variada com grande dimensão (geralmente entre 10 e 40 cm e peso médio superior a 5 kg por exemplar) obtida na primeira britagem. . É um concreto de baixa resistência á tração, mas com boa resistência à compressão.
Uma das vantagens do concreto ciclópico é o fato de que pedras locais podem ser quebradas com a marreta, o que barateia a obra.

Elas devem ser originárias de rochas que tenham o mesmo padrão de qualidade das britas utilizadas na confecção do concreto, devem ser limpas e isentas de incrustações nocivas à aplicação.

Estas pedras não fazem parte da dosagem do concreto e por diversos motivos, como para não danificar as lâminas internas (facas) do caminhão betoneira, não devem ser colocadas dentro do caminhão

Relacionados