R1015 1

2354 palavras 10 páginas
UM TEATRO INTERDISCIPLINAR COM ALICE
Rodrigo Baldow


Introdução
O livro Alice no País das Maravilhas [1] foi escrito em 1865, pelo professor de Matemática Charles
Lutwidge Dodgson, que tinha como pseudônimo Lewis
Carroll. Obra famosa até os dias de hoje que utiliza muita lógica e tem um jogo de palavras interessantíssimo. Além desse livro, ele escreveu outros, com destaque Através do
Espelho (no Brasil alguns livros têm o título Alice no
País dos Espelhos) [2].
Nestes dois livros acima citado o autor em vários momentos fala de assuntos relacionados a conteúdos de matemática, como a conversão de medidas, frações, números negativos, conjuntos, simetria, plano cartesiano, localização de pontos, etc. Além de em algumas partes ele utilizar questões lógicas [3].
Suas obras motivam o leitor a desenvolver o raciocínio matemático, conseguindo fazer uma relação dela com o seu mundo, mas usando uma lógica de um universo nonsense. Ele consegue ensinar sem seguir modelos e fórmulas decoradas [4].
“...a leitura e a interpretação são fatores importantíssimos na formação do cidadão. Do mesmo modo, a literatura infantil permite ao aluno, imaginar, colocar-se como um personagem, trabalhar aspectos intelectuais, emocionais e construtivos para seu raciocínio. ... o papel do professor e da escola que, por sua vez, ajudam na construção do conhecimento do aluno e servem como instrumentos principais na tarefa de resgate da literatura.” [5].
Numa escola do município de Jaboatão dos
Guararapes-PE, o professor de matemática trabalhou na realização de uma peça de teatro sobre Alice que foi escrita por ele, que utilizou os livros acima citados como base e textos do próprio livro.

Material e métodos
A obra Alice [1] foi adotada pela escola na turma da 5ª série do Ensino Fundamental, sendo em muitas aulas utilizada pelo professor de matemática. Além disso, foi exibido na aula de matemática o filme de mesmo nome
[6]. Essas aulas foram antes do evento da escola, a feira literária, que teve como

Relacionados

  • proteção de motores
    3285 palavras | 14 páginas
  • Contabeis
    29754 palavras | 120 páginas