R1 Farmacot Cnica

481 palavras 2 páginas
1. INTRODUÇÃO

1.1. Ureia
A ureia é um composto orgânico (CH4N2O) que possui um aspecto de cristal ou pó cristalino branco sendo praticamente inodora, mas pode desenvolver odor de amônia quando armazenada em longo prazo. É muito solúvel em água e etanol e suas soluções aquosas se hidrolisam facilmente liberando amônia e dióxido de carbono. Além disso, a ureia é o principal produto terminal do metabolismo proteico no ser humano e nos demais mamíferos.
É classificada terapeuticamente como um queratolítico. Possui ação hidratante, queratolítica e antibacteriana e atua solubilizando ou desnaturando proteínas. Essas características lhe conferem importantes indicações clínicas devido às suas propriedades farmacológicas, como ação antimicrobiana e anti-inflamatória. A alta solubilidade da ureia em água lhe confere a capacidade de captar água do meio a que é exposta quando aplicada sobre a pele.
Em baixas concentrações (até 20%) é usada em compressas para ferimentos, para limpeza e estimular a cicatrização. Em concentrações até 10% é usada como hidratante, de 10 a 20% para hiperqueratose, de 10 a 40% para psoríase e de 20 a 40% para língua negra vilosa. É usada nas formas de cremes, pomadas e loções.

1.2. Metilparabeno
O metilparabeno (C8H8O3) é um éster metílico do ácido 4-hidroxibenzoico apresentando-se como um pó cristalino branco ou incolor. Possui pouca solubilidade em água, mas é facilmente solúvel em acetona, etanol e éter etílico. Na farmacologia é classificado como um conservante e exibe atividade antimicrobiana em pH 4 a 8.
Os parabenos em geral são agentes conservantes, atóxicos, estáveis e efetivos em baixas concentrações contra vários microrganismos. O metilparabeno é o menos ativo dos parabenos, mas tem sua atividade melhorada quando combinado a outros ésteres como o propil, etil e butilparabenos. Os conservantes de um modo geral se tornam ativos apenas após terem sido dissolvidos no meio que devem proteger.
Derivados de celulose, proteínas e lecitinas

Relacionados