Répteis

Páginas: 2 (317 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
São divididos em 5 classes dentro de sua espécie: os crocodilanos (os crocodilos e jacarés, por exemplo, que são encontrados geralmente em regiões de clima quente); os quelônios (os cágados, jabutise diversos tipos de tartarugas); os ofídios (são as cobras e serpentes), os sáurios (os lagartos e camaleões) e o tuatara, este grupo foi o único que sobrou do grupo pré-histórico dos reincocéfalos(eles habitam unicamente a Nova Zelândia).
Esta categoria animal tem o sangue frio, por este motivo, não conseguem viver em regiões de clima com temperaturas baixas, habitando, na grande parte dasvezes, lugares mais quentes do planeta. No Brasil, por exemplo, encontramos várias espécies de répteis, em função do clima ser predominantemente quente, propício a sua adaptação, reprodução edesenvolvimento. Já em áreas de climas temperados, como a Grã-Bretanha, estes animais hibernam no inverno, pois se fosse diferente, seu sangue, que adquire a temperatura do meio-ambiente, poderia congelar.
Emsua maioria, os répteis são animais carnívoros; algumas espécies são herbívoras e outras são onívoras.
Estes animais, em sua maioria, botam ovos (ovíparos) e estes são chocados pelo calor geradopelo Sol. Porém, há alguns tipos de cobras e lagartos que já põe os seus filhotes formados. Sobre suas principais características físicas, vale dizer que a pele é formada por duras escamas e, também que,muitos répteis, respiram através de pulmões, isto vale também para os que vivem dentro ou perto da água.
Os répteis podem ser encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica em função dasbaixas temperaturas.
São do tipo terrestre, vivendo em terra firme – selvas, planícies e desertos; e aquático, pois vários deles vivem em águas de rios, lagos e mares. Alguns deles vivem nos doisambientes, como as cobras-d’água, serpentes, tartarugas e crocodilos.
Os répteis são classificados como quadrúpedes, pois possuem quatro patas. Porém algumas espécies não possuem pares de pés, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • repteis
  • répteis
  • Os répteis
  • Répteis
  • Répteis
  • Repteis
  • Répteis
  • repteis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!