Réne descartes

Páginas: 4 (953 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Pontifícia Universidade Católica PUC-SP
Introdução ao Pensamento Teológico
Professor Fernando Altermayer

Trabalho de Beatriz Mathias Martins RA 00133188
e Maria Fernanda Romero RA 00130209BIOGRÁFIA

René Descartes nasceu em La Haye (em 1802, a cidade passou a ser chamada de La Haye-Descartes) no dia 31 de março de 1596. O filósofo cursou o colégio jesuíta La Flèche, estudandogramática, poética, retórica, Filosofia e Matemática até 1614.
Aos dezoito anos entrou na Universidade no curso de direito, porém nunca exerceu a profissão.
Quatro anos depois, René se alistou no exércitoholandês para combater as tropas espanholas. Tal atitude o levou a conhecer Isaac Beckman,que era médico e se tornou seu amigo, o influenciando a estudar matemática e física. Em 1619, após assistir acoroação do Imperador Maximiliano da Baviera, em Frankfurt (Alemanha), alista-se no exército do novo Imperador. No entanto, quando este declarou guerra ao Rei Frederico da Boémia, Decartes retirou-sedo exercito.
Aos 22 anos, começa a formular sua "geometria analítica" e seu "método de raciocinar corretamente". Rompe com a filosofia aristotélica adotada nas academias e, em 1619, propõe umaciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno.
Optando por dedicas-se apenar às ciências e a filosofia, em 1621, Descartes renunciou à carreira militar de forma definitiva.Em 1623 retornou a sua cidade natal, onde vendeu as terras e a propriedade que herdara, podendo assim garantir seu sustento. Após a venda, viajou para a Itália, onde permaneceu até 1625.
Quando voltouda Itália, passou a viver em Paris, onde se ocupou da Óptica, Astronomia e Matemática.
A partir de então, passa a redigir vários esboços e mesmo obras que não chegou a publicar em vida. Algumas seperderam. Em 1629, se instala na Holanda, onde permanece até 1649.
Entre 1629 e 1633, Descartes redige o Tratado do Mundo, mas não o publica por receio da Inquisição, que acabara de condenar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rene Descartes
  • René Descartes
  • René Descartes
  • Renê descartes
  • René Descartes
  • René descartes
  • Rene Descartes
  • René descartes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!