Rádio

Páginas: 10 (2267 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E TECNOLOGIAS
LICENCIATURA EM ENGENHARIA INFORMATICA E DE COMPUTADORES

Fundamentos de Telecomunicações


Rádio





Aldevino Barros
Carlos Frederico
Ivanilda Tavares
Leny Borges
Índice

Introdução 3
História da Rádio 4
Rádio 6
Sistema de Rádio 6
Transmissão 6
Modulação 7
Recepção 9
Funcionamento 10
Rádio Analógico Vs Rádio Digital 10
Rádiovia Internet 11
Vantagens e Desvantagens da Rádio 12
Vantagens 12
Desvantagens 12
Conclusões 13












Introdução

A comunicação é um aspecto fundamental em todas as sociedades. Hoje em dia, existem vários tipos de sistemas de comunicação, entre eles o sistema de comunicação via rádio. Este sistema transmite informação de um lugar para outro através das ondas de rádio.Como em qualquer outro sistema de comunicação, neste também existem três entidades fundamentais, um transmissor, um receptor e um canal de transmissão.
A rádio é um sistema de comunicação que tem por base a emissão sonora de informação, através de ondas electromagnéticas, em várias frequências. Este meio popular, ágil e barato de comunicação é utilizado todos os dias por milhões de pessoas no mundodevido à sua instantaneidade e rapidez, podendo ser caracterizado pela combinação da voz e música, tornando-se numa forma de entretenimento e num elo de ligação entre as pessoas e o mundo.













História da Rádio
Os primeiros passos para a descoberta da rádio, começaram a ser dados em 1863 quando em Cambridge – Inglaterra, James ClerckMaxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas electromagnéticas unificando toda a teoria de Faraday, Lorentz, Gauss e Ampere.
Maxwell era professor de física experimental, morreu e deixou apenas comprovada matematicamente esta teoria, sem a poder comprovar experimentalmente. A partir desta descoberta outros cientistas se interessaram pelo assunto. Entre estes pesquisadores destacaram-sealguns, um deles foi Henrich Rudolph Hertz, um jovem estudante alemão que impressionado com a teoria de Maxwell, construiu um aparelho em 1887 onde se verificava a deslocação de faíscas através do ar, assim Hertz conseguiu passar energia eléctrica entre dois pontos sem utilizar fios. Este aparelho produzia correntes alternadas de período extremamente curto, que variavam rapidamente. Comesta experiência Hertz provou experimentalmente a teoria de Maxwell que a electricidade viaja através da atmosfera em forma de onda mas não se apercebeu das vantagens desta experiência.
As ondas descobertas são as ondas de rádio que também são chamadas de "Ondas Hertzianas" em homenagem a seu descobridor. Hertz, verificou ainda que, essas ondas se deslocavam à velocidade da luz, cerca de 300 000 km/s.
No entanto,o primeiro sistema de rádio surge por intermédio de Nikola Tesla, um cientista nascido na Sérvia, que mais contribuiu do ponto de vista prático e experimental para a descoberta do rádio.
Em 1895, o italiano Guglielmo Marconi teve conhecimento das espantosas descobertas de Hertz e do sistema de rádio inventado por Nikola Tesla. Marconi chega a falar com Tesla para pedir-lhe detalhes sobre aconstrução do sistema de rádio, para assim, o tornar a construir e registar a invenção como sendo sua, mas Tesla já o tinha registado antes (no entanto, existem algumas dúvidas até aos dias de hoje sobre qual destes dois cientistas inventou o rádio). Em 1896, Marconi demonstra o funcionamento dos seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra e foi nesta altura que percebeu aimportância comercial da telegrafia sem fios. Marconi foi o primeiro homem a enviar uma mensagem para o outro lado do oceano e devido à sua actividade e negócio, ele contribuiu para que a rádio se desenvolvesse, criando até a primeira companhia de rádio.
Com o objectivo de melhorar o que foi descoberto até então, surgiram outros cientistas como o Oliver Lodge  (Inglaterra) e Ernest Branly ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radio
  • Rádio
  • Radio
  • Radio
  • radio
  • a era do radio
  • rádio
  • Radio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!