Rádio

Páginas: 15 (3576 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
RÁDIO











BLUMENAU
2014
FABIANA FERNANDA TARNOWSKY






RÁDIO


Trabalho da disciplina de Redação II: Meios Eletrônicos.
Professora: Luciane Katheryne Lourenço Trigo.
Curso: Comunicação Social: Publicidade e Propaganda.
IBES SOCIESC.









BLUMENAU
2014
SUMÁRIO







1 INTRODUÇÃO

Serão expostos neste trabalho ahistória, características e curiosidades sobre o rádio. Esse meio que mesmo tão rudimentar, no seu início, esteve presente nos momentos memoráveis de toda uma nação.
Igualmente apresentado, veremos a influência da publicidade nesse veículo, os tipos de peças utilizadas para chamar e entreter a população, além de também trazer o rádio com um foco regional.

















2 O QUE É ORÁDIO?

É um instrumento que conduz sinais através da modulação de ondas magnéticas. A radiação trafega por meio de campos eletromagnéticos que se difundem ao longo do espaço, seja num sistema de comunicação rádio ou qualquer outro, é sempre indispensável dois componentes básicos: um transmissor, que envia a informação, e um receptor que, por meio de uma antena, capta as oscilações das ondaseletromagnéticas.
Ele é, portanto, um instrumento de comunicação de massa extraordinário, cujo valor vai além do entretenimento e da informação. Seu papel é forte na consolidação da cidadania e na participação dos ouvintes, que podem reivindicar e lutar por seus direitos nas várias programações radiofônicas do dia-a-dia.

2.1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO RÁDIO:

“Rádio, cultura e política caminharamjuntos na construção da identidade nacional brasileira”. (HAUSSEN, 2000, p. 51)
Desde o seu princípio o rádio serviu de expressão às diversas manifestações culturais do país, principalmente por meio da música, do esporte e da informação.
Para Gomes Júnior (2008) a necessidade de uma comunicação abrangente, que ultrapassasse o interpessoal e pudesse atingir a grande massa em tempo eficiente, navelocidade dos fatos, remonta aos princípios da história da humanidade.
Ao limitar o acesso a uma elite alfabetizada, a imprensa deixou grande parte da população afastada do poder de domínio da informação. Esse quadro somente se alterou na segunda metade do século XIX, com a formulação da teoria sobre as ondas eletromagnéticas de James Clerk Maxwell (1864), provando assim, que sons e luz se propagavamno espaço através dessas ondas.
Mais de duas décadas depois, com Heinrch Rudolf Hertz (1887) conseguiu-se provar com a ajuda de um aparelho capaz de estudar as ondas com bastante precisão, mostrando que realmente viajavam pelo éter na velocidade da luz; estas ondas passaram a se chamar “ondas Hertizianas” em sua homenagem.
Impressionando a comunidade científica da época, Hertz conseguiuestimular o avanço nas pesquisas dessa área, tanto que em 1896, Guglielmo Marconi, desvendou o princípio de funcionamento da antena, que somado aos conhecimentos sobre a radioeletricidade permitiu o envio de uma mensagem em Código Morse de Dover à Viemeux, na velocidade de vinte palavras por minuto. Estava assim, concebida a radiotelegrafia. (1899).
O próximo passo para a constituição do Rádio nosprincípios que conhecemos, era a transmissão de sons através destas ondas. Em 1906 Reginald Aubrey Fessenden, admirador de Marconi, construiu um microfone e conseguiu agrupar sons às ondas irradiadas. A partir de então era uma questão de aprimoramento.
Apesar de a história oficial anunciar estes dados e registrar que Marconi seja o inventor do Rádio, existe uma controvérsia, pois, documentoscomprovam que um brasileiro, nascido no Rio Grande do Sul, o Padre Roberto Landell de Moura, inventou uma válvula amplificadora que era capaz de transmitir a voz humana, isto em 1892, na cidade de Campinas. O governo brasileiro somente em 1900, concedeu à ele a patente de número 3279 “aparelho apropriado à transmissão da palavra à distância com ou sem fios, através do espaço, da terra e da água”. Mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radio
  • Radio
  • Radio
  • radio
  • a era do radio
  • rádio
  • Radio
  • a era do radio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!