rádio

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
O rádio e suas fases



Desde muito tempo rádio esteve na vida das pessoas, transmitindo notícias, informações e entretenimento. Sua história começou a 153 anos atrás com o estudante Guglielmo Marconi conseguiu transmitir sinais em código Morse no jardim de sua casa, sem o uso de fios.Nicola tesla acabou ganhando o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes deTesla em seu projeto. No Brasil temos Padre Landell de Moura, também considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio.
As primeiras radioemissões do rádio foram transmissões radiofônicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos Estados unidos por Lee de forestexperimentalmente para testar a válvula triodo.
As primeiras transmissoes para entretenimento regulares, começaram em 1920 na Argentina e nos EUA




No Brasil, inicialmente apenas militares poderiam ter aparelhos de rádio, a lei foi revogada por Francisco de Sá , e a primeira transmissão civil foi realizada no dia 6 de abril de 1919, a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, noRecife, pela Rádio Clube de Pernambuco, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. Sobre este fato o Jornal do Recife noticiou no dia 7 de abril de 1919, porém, somente em 1923 foi instalada a primeira emissora. Fundada em 20 de abril de 1923 por Edgar Roquette-Pinto e Henry Morize, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi a primeira estação de rádio do Brasil.Logo em seguida, ainda nomesmo ano, a emissora americana KDKA transmite para Londres o primeiro programa em ondas curtas a atravessar o oceano.

No Brasil em 1924, no dia 27 de julho, a Rádio Clube Paranaense faz a sua primeira transmissão em Curitiba. Internacionalmente reconhecida como PRB-2, é a terceira emissora de rádio do país e a primeira do Paraná.
Em 1931 são vendidos os primeiros receptores com o nome dasestações no dial.
No mesmo ano foi inaugurada as rádios: Record e América de São Paulo, dois anos depois
nasce a Sociedade Rádio Educadora de Campinas, que desde 2002 passou-se a denominar Rádio Bandeirantes AM, com programação abrindo espaço para o jornalismo.
A brasileira Rádio Nacional do Rio de Janeiro é fundada em 1936, ela se tornaria um marco na história do rádio com seus programas deauditório, suas comédias e rádio novelas. Entre o final dos anos 30 e a primeira metade dos anos 50 a Nacional seria uma das líderes de audiência do rádio brasileiro, exportando sua programação gravada e dias depois transmitidas em outras cidades brasileiras., um ano depois em maio é inaugurada a Rádio Bandeirantes, sendo a pioneira em divulgar notícias em toda sua programação, em 1938 surge a RádioGlobo do Rio de Janeiro, tornando se um tempo depois a mais popular do país. Nos anos 40 a rádio Nacional lança o Repórter Esso, o primeiro jornal brasileiro, juntamento com a primeira novela radio do país, com o título “Em busca da felicidade”.

O rádio ganha maior agilidade com o surgimento dos gravadores de fita magnética em 1946,
também os retificadores de selênio começam a substituir asválvulas retificadoras material semicondutor em estado sólido muito menos propício a queimar do que as velhas válvulas a vácuo.
Primeira transmissão experimental de rádio FM acontece em 1955, pela Rádio Imprensa do Rio de Janeiro, já extinta. Nos anos 60 é criado o Ministério das Comunicações no dia 25 de fevereiro.
Trinta anos depois a rede Bandeirantes de rádio se torna a primeira emissora noBrasil a transmitir via satélite com 70 emissoras FM e 60 em AM, em mais de 80 regiões do país, no ano seguinte o sistema Globo inaugura a CBN especializada em jornalismo.
Em 2005 comemorando os 84 anos do rádio no Brasil, inicia-se no país em 26 de setembro as primeiras transmissões de rádio no sistema digital, tecnologia que está apenas “aterrissando” no Brasil.










Muito já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radio
  • Rádio
  • Radio
  • Radio
  • radio
  • a era do radio
  • Radio
  • a era do radio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!