Rádio e tv

Páginas: 23 (5672 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Produção em rádio TV e cinema

Professor: Christian Grinstein

CSOS3D

Grupo:
Bianca Laurini
Bruna Xavier
Carolina Prado
Isabel Betancourt
Maíra Vieira
Raissa Abdala
Apresentação

O grupo decidiu escolher Stanley Kubrick como o principal diretor a ser analisado devido a sua grande influência no cinema mundial. Seus filmes mudarão bastante com o passar dos anos, mas mantiveram seus temas eseus estilos de filmagens. É claro que a tecnologia e as novas técnicas de filmagens foram introduzidas e é isso que nos gostaríamos de analisar. Martin Scorsese foi escolhido como segundo diretor pois ele também se mostra muito influente no cinema e seus filmes inspiram muitos cineastas. Os filmes de ambos diretores já concorreram à Oscar de melhor diretor e isso que nos motivou a fazer uma analisedos diretores.

Histórico
Nascido no dia 26 de julho de 1928, em Nova Iorque, Stanley Kubrick foi um dos maiores cineastas do século. Graças à enorme influencia de seu pai, que o ensinou a jogar xadrez e lhe deu sua primeira maquina fotográfica, Stanley começou a desenvolver seus dotes artísticos desde cedo, o que o tornou posteriormente em um especialista em efeitos visuais.
Não entrando emnenhuma faculdade devido as suas notas medíocres, Kubrick se dedicou à fotografia e começou a trabalhar em 1945 para a revista “Look”. Porém, o artista descobriu um maior interesse em outro tipo de câmera e abandonou este trabalho após 4 anos de dedicação.
Em 1949, Stanley Kubrick se mudou para Greenwich Village, onde desenvolveu sua enorme paixão pelo cinema. Aos 22 anos o artista criou seuprimeiro curta-metragem chamada Flying Padre. Com ajuda financeira de seu pai, Kubrick realizou seu primeiro filme aos 25 anos, chamado Fear and Desire (1953) e foi o diretor, produtor, montador e operador de câmera deste. O filme, mesmo considerado amador, obteve boas críticas porém logo foi retirado de circulação por Stanley. Seu próximo longa foi A morte passou por perto (1955), mas o filme foipouco divulgado. Foi a partir de O Grande Golpe (1956) que sua carreira decolou. Em 1957, Kubrick criou o filme Horizonte de Glória, um filme anti-guerra jamais visto anteriormente, o qual obtinha foco não em heróis mas sim em covardes, inspirado na Primeira Guerra Mundial. Este filme foi proibido em vários países, como na França por exemplo.
Aprendendo técnicas do cinema de Hollywood, Kubrickfez o filme Spartacus (1960), com uma superprodução de 12 milhões de dólares. Porém, o artista não teve total liberdade no filme, o que o fez mudar para a Inglaterra e produzir a adaptação Lolita (1962), um filme polêmico que retrava um relacionamento de um homem de meia-idade com uma adolescente, mas obteve sucesso nas críticas de qualquer maneira.
Dois anos depois, o diretor lançou outroclássico absoluto, Doutor Fantástico (1964) uma ótima comédia de humor-negro que mostra uma metáfora do controle do mundo pelas duas potências nucleares. Com este trabalho, Kubrick obteve sua primeira indicação ao Oscar como melhor diretor. Para seu próximo sucesso 2001: uma Odisséia no espaço (1968), foram necessários 5 anos de produção, e para muitos este foi considerado o melhor filme de ficção jáfilmado. Com efeitos especiais inovadores para época, este filme garantiu a Kubrick o Oscar de melhor efeitos especiais.
Seu próximo filme Laranja Mecânica (1971) foi mais uma adaptação, desta vez baseado na obra de Anthony Burgess. Este filme, focado na violência, causou muita polêmica na época de seu lançamento e foi proibido em alguns países, como a Inglaterra, devido a seus conteúdos sexuaise barbárie.
Em seus filmes posteriores Kubrick seguiu uma linha diferente. Como em Barry Lyndon (1975), no qual é visível seu perfeccionismo – característica clara do diretor - e com o qual recebeu o Oscar de melhor fotografia. Já em O Iluminado (1980), filme classificado como um clássico do gênero terror, Kubrick voltou a ser sucesso mundial. O roteiro foi baseado na obra de Stephen King,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radio e tv
  • radio e tv
  • Rádio e Tv
  • Radio e tv
  • O que é Radio e Tv
  • Radio e tv
  • Radio e tv
  • radio e tv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!